787kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Montanha russa nos termómetros: 28 graus até quarta-feira; alguma chuva no fim da semana; Páscoa com Sol; e depois volta o frio

Este artigo tem mais de 3 anos

Vem aí uma montanha russa nos termómetros. Os próximos dias trazem calor quase de Verão e se chover será lama, devido às poeiras do deserto do Saara. Mas depois virá sol, chuva e frio.

Máximas de 27 e 28ºC graus em Lisboa. Também de 27 e 28ºC no Porto. E de 24 e 22ºC em Faro. Não, não estamos ainda no Verão, mas são estas as temperaturas previstas para esta terça e quarta-feira, dia onde além do calor, o país será também invadido por uma nuvem de poeira do Norte de África, que vai enfraquecer bastante a qualidade do ar — não se admire se ficar tudo meio alaranjado. Mas este é só o princípio de uma montanha russa nos termómetros em que vamos entrar nos próximos dias: seguem-se uns dias de chuva, o fim de semana da Páscoa trará novamente Sol, mas já não tão quente, e depois as temperaturas cairão a pique e voltará a chover.

Sobre a massa de ar do Norte de África e a “fraca qualidade do ar no continente“, a Direção-Geral da Saúde (DGS), recomendou mesmo cuidados redobrados para a população mais sensível, como crianças e idosos. A chuva que pode cair em algumas zonas do país, sobretudo a Sul (e que a acontecer será de lama), enfraquecerá o fenómeno, mas as partículas do pó do Saara, quando inaladas, têm “efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, nomeadamente nas crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações”, adiantou a DGS.

Fraca qualidade do ar devido a massa do Norte de África. Os conselhos da DGS

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nesse sentido, foi recomendado que a população em geral reduza os esforços prolongados, limite a atividade física ao ar livre e evite a exposição a fatores de risco, como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes. Os mais sensíveis, pediu a DGS, devem permanecer no interior dos edifícios e, se viável, com as janelas fechadas”. Além das crianças e idosos, a DGS aponta como vulneráveis pessoas com problemas respiratórios crónicos, principalmente asma, e doentes cardiovasculares, recomendando que, em caso de agravamento de sintomas, contactem mesmo a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou recorram a um serviço de saúde.

Quanto ao tempo, um anticiclone no centro da Europa e um centro de baixas pressões no Atlântico fará com que o vento sul traga já amanhã e quarta estas altas temperaturas, que estão 5 a 6ºC graus acima da média para esta altura do ano. Mas a chuva virá na quinta e no feriado de sexta-feira Santa, já com os termómetros nos 20ºC graus normais da Primavera. E depois de um fim de semana de Páscoa também primaveril e no qual não deve chover, a semana da segunda fase do desconfinamento começa não só molhada, mas também com o regresso do frio, sobretudo à noite.

Ora essa é precisamente a semana para a qual está marcada a reabertura das esplanadas. S. Pedro parece estar contra. Ora veja:

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora