De 29 de Março a 4 de Abril, os Prémios Auto Observador visam distinguir o melhor dos modelos zero emissões introduzidos no mercado português em 2020. Há 10 concorrentes a disputar o ceptro e a maioria marca a estreia do respectivo construtor nesta forma mais sustentável de assegurar deslocações.

Com preços entre os 23.000€ e os 100.000€, há veículos eléctricos a bateria para todos os gostos, necessidades e orçamentos. Recorde-se inclusivamente que, nesta edição do concurso promovido pelo Observador, estes novos modelos a bateria já foram submetidos a escrutínio na categoria de preço onde se enquadram, concorrendo assim em pé de igualdade com os seus rivais movidos a combustíveis fósseis.

No domínio dos SUV, a Audi apresenta-se com o e-tron Sportback. Mas não está sozinha, pois também a Peugeot e a Citroën tiram partido de uma plataforma multienergia e lançaram variantes puramente eléctricas do 2008 e do C4, enquanto a Kia se faz representar pelo e-Niro e a Mazda se estreia nestas andanças com o MX-30, um crossover com base no CX-30 adaptado à acomodação de acumuladores.

A votos estão ainda três citadinos com uma imagem entre o moderno e o rétro, nomeadamente o novo Fiat 500, o Honda e e o Mini Cooper SE. Une-os a vocação urbana, mas o eléctrico transalpino junta à inimitável estética do 500 uma plataforma dedicada, uma bateria generosa e uma autonomia capaz de rivalizar com modelos do segmento acima. Em contrapartida, Mini e Honda apostam na potência e na performance.

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Nesta eleição concorre ainda o primeiro modelo da nova vaga de eléctricos da Volkswagen, o ID.3, hatchback que inaugurou a plataforma MEB do conglomerado germânico, bem como o Opel Corsa-e, outra proposta de raiz alemã em que os franceses da antiga PSA tiveram uma palavra a dizer, na medida em que o utilitário germânico monta a mesma mecânica e bateria que anima o Peugeot e-208 e o e-2008 presente a concurso.

Cabe-lhe a si contribuir com o seu voto para a eleição daquele que considera ser o melhor modelo nesta categoria. No processo, habilita-se a ganhar um automóvel novo, no valor de 18.450€.

A votação divide-se em duas fases. Na primeira, cada votante pode dizer de sua justiça, mas apenas uma vez por categoria, com um voto semanal. Na segunda etapa, 2000 participantes que serão selecionados aleatoriamente passam para a votação final, altura em que são desafiados a acertar no carro vencedor de cada categoria, de entre os dois modelos mais votados. Quem mais acertar ganha um Toyota Yaris 1.5 Hybrid Dynamic Force Comfort. Recorde-se que a rapidez no voto também pode ser determinante, na medida em que o tempo constitui um critério de desempate, se for caso disso (consulte o regulamento).

Nesta edição dos Prémios Auto Observador há 27 marcas a competir e um total de 70 modelos a concurso, seleccionados por se tratarem de novidades absolutas ou profundos restylings introduzidos no mercado em 2020.

Na primeira categoria, reservada a modelos de até 23.000€, a votação consagrou como finalistas o Peugeot 2008 e o Toyota Yaris, enquanto a segunda categoria, de 23.000€ a 30.000€, apurou o Audi A3 Sportback e o Citroën C4. Na terceira categoria, de 30.000€ a 37.000€, passaram no crivo dos portugueses o BMW Série 2 Gran Coupé e o Cupra Formentor. Para compras entre 37.000€ e 50.000€, as preferências dos votantes recaíram no BMW Série 4 Coupé e no Mercedes GLA. Já quando confrontados sobre qual seria a melhor escolha num orçamento de 50.000€ a 100.000€, os leitores e ouvintes do Observador seleccionaram dois SUV, o Audi e-tron Sportback e o Mercedes GLE Coupé. O Ferrari Roma e o Mercedes Classe S são os finalistas da sexta categoria (de 100.000€ a 250.000€), tendo o Aston Martin DBX e o Ferrari 812 GTS colhido a maioria dos votos no escalão acima de 250.000€. A dúvida sobre qual destes modelos terá triunfado na respectiva categoria vai permanecer, por enquanto, mas já falta (mesmo) muito pouco para revelarmos os vencedores. Até lá, continue a participar e a acompanhar esta iniciativa do Observador aqui.

CredibomPisca Pisca, Verizon Connect e Kinto apoiam os Prémios Auto Observador 2021, cujo prémio atribuído ao leitor vencedor conta com o patrocínio da Toyota.