Milhares pessoas atravessaram a fronteira com a Sérvia durante o fim de semana para serem vacinados contra a Covid-19. O país, o único da Europa com uma oferta de vacinas maior do que a procura, tinha entre 20 a 25 mil doses da vacina da AstraZeneca cujo prazo terminava no início de abril e convidou os habitantes dos países vizinhos a receberem a vacina. Ao contrário da Sérvia, a maioria dos estados circundantes tem falta de vacinas.

“Tínhamos um lote de 25 mil doses da vacina da AstraZeneca que iam caducar em abril e, para as não deitarmos fora, quisemos ser solidários e partilhá-las com os nossos vizinhos na região”, disse ao jornal El Confidencial a embaixadora da Sérvia em Espanha, Katarina Lalic Smajevic, assegurando que o país pretende continuar a ajudar os que o rodeia. Segundo a Euronews, a Sérvia já tinha antes oferecido pequenas quantidades de vacinas à Macedónia do Norte, Bósnia-Herzegovina e Montenegro.

Entre este sábado e domingo, foram imunizadas mais de 23 mil estrangeiros nos postos de vacinação em Belgrado. Durante o primeiro dia de vacinação, num centro de inoculação improvisado na Feira de Belgrado, foram inoculados cerca de 6.500, a maioria estrangeiros que viajaram durante várias horas para receberem a vacina, informou o vice-presidente da câmara da capital, Goran Vesic. Nalguns casos, famílias inteiras deslocaram-se até Belgrado.

De acordo com os meios de comunicação locais, a maioria dos estrangeiros era proveniente da Bósnia-Herzegovina e Macedónia do Norte. “Não temos vacinas. Esta tem sido a única possibilidade de me vacinar”, declarou um cidadão bósnio. Zivko Trajkovski, da Macedónia do Norte, acusou o mesmo problema à Euronews: “Não temos vacinas. Vim aqui para ser vacinado. Estamos muito gratos porque podemos ser vacinados mais depressa do que na Macedónia”.

A Sérvia, com cerca de sete milhões de habitantes, já administrou mais de dois milhões de vacinas, segundo dados da plataforma Our World in Data, e cerca de 810 mil pessoas já foram inoculadas com as duas doses, o que o torna o país mais avançado da Europa Continental em imunizações.

Artigo atualizado e corrigido às 11h56 de 5/4/2021 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR