A atividade do setor industrial da zona euro expandiu-se em março a um ritmo sem precedente, graças a aumentos recordes de encomendas, das exportações e do consumo, anunciou esta quinta-feira a IHS Markit.

O índice PMI (Purchasing Managers’ Index) industrial da zona euro da IHS Markit subiu para 62,5 pontos em março, contra uma estimativa flash de 62,4 pontos e os 57,9 pontos em fevereiro.

Em março no setor industrial da zona euro registaram-se aumentos máximos da produção, das novas encomendas e da procura externa e interna. Os atrasos sem precedentes do lado da oferta impulsionaram o aumento mais pronunciado dos custos das entregas nos últimos 10 anos.

Comentando os dados finais do PMI industrial, o economista-chefe da IHS Markit, Chris Williamson, sublinhou que “o setor transformador na zona euro está em franca expansão”, porque em março a produção e as encomendas aumentaram a um ritmo sem precedentes nos quase 24 anos de história do cálculo dos PMI.

A tendência ascendente foi generalizada em toda a zona euro, embora centrada na Alemanha, que registou uma expansão recorde particularmente forte durante o mês, uma vez que as fábricas beneficiaram do aumento da procura interna e de uma retoma do crescimento das exportações, acrescentou Williamson.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR