A notícia foi avançada pela imprensa alemã e confirmada pela Porsche, afirmando que há um problema grave nos motores de seis cilindros utilizados nos 718, o que abrange os Cayman, Boxster, Spyder e Cayman GT4. De acordo com o construtor, o erro na montagem dos motores foi detectado e comunicado à KBA, a autoridade federal alemã para os transportes rodoviários, que tratará de informar os condutores, mas apenas os alemães. Não foi divulgada a situação relativa aos modelos vendidos em Portugal ou importados.

O aperto deficiente das bielas, que ligam os pistões à cambota, tende a aumentar a folga, de que resulta um desgaste excessivo, deteriorando as peças envolvidas, que terão de ser substituídas. Com o passar do tempo, o motor começará a emitir um ligeiro ruído que evoluirá e, caso não seja detectado, partirá o seis cilindros com estrondo, uma vez que a quebra de uma biela é tradicionalmente o acontecimento que pode provocar o maior número de danos internos num motor de combustão.

Os veículos que ainda aguardam a data de entrega aos clientes terão o motor aberto e reparado antes de conhecerem o proprietário. Os que já foram entregues têm de ser alvo de uma intervenção na oficina, que pode ser morosa, especialmente se a presença da folga na biela vier a ser confirmada no modelo em questão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR