Pelo menos 50 pessoas morreram e 146 ficaram feridas num acidente de comboio em Taiwan causado pelo descarrilamento da composição à entrada de um túnel esta sexta-feira. O comboio transportava quase 500 passageiros quando chocou com um camião que estava na linha depois de ser saído de uma estrada de acesso a um site de construção.

O acidente que matou o maquinista é considerado já o pior desastre ferroviário na ilha em 70 anos. Muitos passageiros ficaram retidos nas carruagens dentro do túnel e tiveram de ser resgatados. Para já, foi confirmado um morto de nacionalidade francesa.

Inicialmente, as autoridades revelaram que o comboio transportava 350 pessoas, mas este número foi revisto para quase 500, o que indica que as carruagens estavam cheias. O Governo de Taiwan citado pela Reuters revelou entretanto que 120 passageiros viajavam sem lugar sentado e muitos seguiam de pé quando o choque ocorreu. Uma testemunha relata pessoas a cair para cima de outras e famílias inteiras em pânico. “Foi aterrorizador”.

O comboio expresso viajava entre Taipei, capital, e Taitung e saiu dos carris a norte de Hualien no leste de Taiwan. Transportava muitos turistas e pessoas que regressavam a casa para um fim de semana prolongado que assinala o feriado tradicional para visitar os túmulos de familiares mortos. As imagens do acidente mostram carruagens deformadas dentro do túnel e com difícil acesso.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR