Bernard Tapie, de 78 anos, e a mulher, Dominique, de 70, foram violentamente agredidos na madrugada deste domingo, depois de um grupo de quatro assaltantes, encapuzados e vestidos com fatos-macaco pretos, ter entrado na casa onde vivem, em Combs-la-Ville, a cerca de 40 quilómetros de Paris.

Passaria pouco da meia-noite e meia quando tudo aconteceu, noticiou a Agência France Presse. O empresário, que também foi ministro do governo francês e CEO da Adidas mas que se notabilizou enquanto presidente do Olympique de Marselha, entre 1986 e 1994, estaria a dormir, tal como a mulher, quando os homens invadiram a propriedade, através de uma janela no primeiro andar.

Tanto Bernard Tapie, que em 2018 foi diagnosticado com cancro no esófago e no estômago, como a mulher foram agredidos com bastões na cabeça e na cara, mas só Dominique aceitou receber assistência hospitalar. Também foi ela quem deu o alerta, depois de conseguir libertar-se dos fios elétricos com que os assaltantes os deixaram presos e de ter batido à porta de um vizinho, detalhou entretanto a imprensa francesa.

“O meu avô recusou ser levado, ficou em casa, está de rastos, muito cansado”, revelou Rodolphe Tapie. “Estava sentado numa cadeira, bateram-lhe com um bastão.”

Através do Twitter, Stéphane, um dos quatro filhos do empresário, que nos anos 90 chegou a estar preso durante seis meses, por ter combinado o resultado de um jogo de futebol, e que desde então já teve vários processos por burla e fraude, revelou numa fotografia as marcas deixadas pelas agressões e ameaçou os assaltantes. “São um bando de cobardes. Não desejo que isto aconteça aos vossos pais um dia. Olhem-se ao espelho e digam que não se envergonham da vossa própria ignomínia. Espero que a polícia vos encontre antes de mim.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com o presidente da Câmara de Combs-la-Ville, o grupo só tinha um objetivo em mente: “Queriam saber onde estava o tesouro”. “Mas claro que não havia tesouro nenhum e esse facto só fez com que a violência fosse ainda pior”, disse Guy Geoffroy à AFP.

No final, e de acordo com a lista revelada à imprensa pelas autoridades, terão levado dois relógios, um deles da marca suíça de luxo Rolex, e várias joias, incluindo pulseiras, brincos e um anel.