Pelo menos 26 pessoas morreram no domingo após o naufrágio de um ferry no rio Shitalakhsya, próximo da capital do Bangladesh, anunciaram esta segunda-feira as autoridades de resgate locais. Cinco corpos foram resgatados no domingo e os demais foram encontrados no interior da embarcação esta segunda-feira, segundo as autoridades de resgate.

O Sabit Al Hasan naufragou ao final da tarde deste domingo após colidir com um navio cargueiro no rio Shitalakhsya, depois de deixar Narayanganj, a 20 quilómetros da capital, Daca. O destino era o distrito vizinho de Munshiganj. A embarcação foi retirada esta segunda-feira das águas altamente poluídas do rio Shitalakhsya.

“O número de mortos é de 26. Encontrámos 21 corpos no barco”, disse à AFP Mustain Billah, um responsável local. Um membro da polícia local disse à mesma agência de notícias que o ferry estava cheio de passageiros ansiosos por deixar Narayanganj, após o governo instituir um bloqueio nacional de sete dias a partir desta segunda-feira para lidar com o recente aumento nos casos de Covid-19.

Billah disse que a embarcação transportava pelo menos 46 pessoas. “Cerca de 20 pessoas conseguiram nadar até a costa após o naufrágio”, afirmou, acrescentando que ainda pode haver pessoas desaparecidas. “Ordenamos uma investigação sobre o acidente.”

Dipak Saha, o responsável pela polícia local, disse que a busca foi complicada por horas devido à uma forte tempestade que começou após o acidente. Como parte das medidas restritivas de combate à pandemia do novo coronavírus, a circulação de autocarros, ferries, comboios e aviões fica suspensa a partir desta segunda-feira. O comércio e centros comerciais ficarão encerrados por uma semana e haverá recolher noturno.

Os acidentes com ferries são relativamente frequentes no Bangladesh. Milhões de pessoas dependem desses barcos para o transporte, especialmente na região costeira do sul do país, mas estes costumam estar sobrecarregados e em más condições. Em junho do ano passado, um ferry afundou-se em Daca após ser atingido por outro barco, e pelo menos 32 pessoas morreram. Em fevereiro de 2015, pelo menos 78 pessoas perderam a vida quando um navio sobrecarregado colidiu com um navio de carga num rio no centro do Bangladesh.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR