Caso o plano de desconfinamento do Governo avance conforme está previsto para este mês de abril e todas as escolas e espaços interiores de restaurantes e bares reabram, a média de contactos diários da população pode atingir níveis semelhantes aos do outono passado e Portugal pode enfrentar uma quarta vaga de Covid-19, com um aumento de hospitalizações.

O alerta é feito pelos seis investigadores portugueses e holandeses que, num estudo intitulado “Controlling the pandemic during the SARS-CoV-2 vaccination rollout: a modeling study”, citado esta quarta-feira pelo jornal Público, traçam quatro cenários quanto ao alívio das medidas de restrição, num contexto em que o ritmo de vacinação da população é ainda muito lento, o que se revela insuficiente para controlar a pandemia.

Um dos autores do estudo é o epidemiologista Manuel Carmo Gomes que, em declarações ao mesmo jornal, defende que a reabertura do ensino secundário, prevista para o próximo dia 19 de abril, “não pode acontecer demasiado cedo”, notando que a reabertura das escolas foi um dos principais fatores que levou ao aumento de infeções no outono de 2020.

Covid-19. Abertura das escolas já se reflete nos números

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os investigadores, no entanto, acreditam que é possível evitar uma nova vaga da pandemia caso as medidas de restrição sejam semelhantes às aplicadas no verão do último ano ou caso sejam aliviadas passo a passo.

Partindo de um modelo ajustado aos dados de seroprevalência estimado por faixas etárias, das hospitalizações, das projeções do processo de vacinação e com base na variante inglesa ser a mais frequente em Portugal, os investigadores traçaram quatro cenários.

Covid-19. Pais e diretores satisfeitos com a reabertura das escolas, mas sem baixar a guarda

No primeiro, sem quaisquer medidas de restrição, haveria mais de 58 mil hospitalizações ao longo do ano; no segundo, com medidas semelhantes às do outono de 2020, com todas as escolas abertas, preveem uma quarta vaga em maio, com nove mil hospitalizações até ao próximo ano; no terceiro, com medidas semelhantes às do verão, evita-se uma quarta vaga, mas apenas se as restrições continuarem até que uma percentagem significativa da população esteja vacinada; por fim, no quarto cenário, com uma reabertura gradual, não haverá nova vaga e o controlo da pandemia pode ser conseguido em fevereiro de 2022.

Quando posso regressar à escola? Posso beber uma mini na esplanada? E ir ao ginásio? 31 respostas sobre a segunda fase do desconfinamento

Ao Público, Carmo Gomes admite ainda um quinto cenário, em que o nível de contactos entre pessoas semelhante ao do verão passado, com um ponto de transição em 1 de abril, com muitas escolas fechados, seguindo-se nova transição em maio, com um nível de contacto semelhante ao do outono de 2020, e, por fim, uma terceira etapa em julho, já com as escolas fechadas. Neste cenário, o epidemiologista considera que haveria um ressurgimento da Covid-19, mas não ao nível de janeiro deste ano.