O Infarmed poderá anunciar ainda esta quinta-feira se a vacina da AstraZeneca passará a ser dada apenas a grupos etários mais velhos, avançou o Expresso.

A agência do medicamento não quis comentar a notícia do Expresso e diz que quando houver novidades sobre o assunto, as mesmas serão prontamente comunicadas.

O Observador conseguiu apurar que a discussão está a ser feita não apenas por peritos do Infarmed, mas também pelos restantes intervenientes no processo de vacinação contra a Covid-19, nomeadamente a Direção-Geral da Saúde (DGS), a comissão de vacinação da DGS e a task force para o Plano de Vacinação Covid-19. Não foi possível, no entanto, confirmar se haverá uma recomendação de restrição do uso da vacina.

Agência Europeia do Medicamento assume ligação entre vacina da AstraZeneca e coágulos sanguíneos

A reunião surge depois da Agência Europeia do Medicamento ter reconhecido que existia uma forte associação entre a administração da vacina da AstraZeneca e a formação de coágulos sanguíneos e baixo nível de plaquetas, ainda que tratem de eventos raros, conforme anunciado quarta-feira, durante uma conferência de imprensa.

Governo remete alterações das recomendações para os técnicos

A ministra da Presidência foi questionado sobre a alteração de condições para a toma de vacina da reunião do Conselho de Ministros já terminou e a reunião do Conselho de Ministros. Mariana Vieira da Silva respondeu: “As decisões técnicas cabem às autoridades com competências técnicas”.

A ministra disse que, se for preciso ajustar o plano de vacinação, isso acontecerá, caso existam novas indicações relativamente à vacina da AstraZeneca.

Atualizado com declarações da ministra da Presidência

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR