Os cinemas e outros lugares de encontro na Avenida Almirante Reis

Transmissão online nas redes sociais da EGEAC. Sábados e domingos, às 17h, até 25 de abril

Para recordar (ou conhecer) velhos recantos lisboetas: sem sair do sofá, a EGEAC convida-o a cirandar pelas salas de espetáculo e outros lugares de encontro entre a Rua da Palma e a Avenida Almirante Reis, pontos de paragem obrigatória durante o Estado Novo. O ciclo de visitas guiadas virtuais arranca já este sábado, com uma viagem ao Cinema Lys. Serguir-se-ão outras, sempre dedicadas a estas salas imponentes e aos seus ilustres cafés e restaurantes. Aos sábados, as visitas são ainda complementadas com tertúlias, também transmitidas online.

© Arquivo Municipal de Lisboa

Early Sunday Brunch do Sheraton Cascais Resort

Quinta da Marinha, Cascais. Domingos, das 11h às 13h

Para matar saudades do brunch servido no jardim: com a nova fase do plano de desconfinamento em marcha, o Sheraton Cascais Resort retoma o velho hábito de servir o brunch a céu aberto, já a partir deste domingo. A esplanada do restaurante Glass Terrace volta a receber o Early Sunday Brunch, um menu clássico da linha de Cascais composto por quatro momentos (pequeno-almoço, entradas, quentes e sobremesas), mas que é agora servido bem mais tarde do que o habitual, a partir das 11h e até às 13h. Os lugares são limitados e as reservas podem ser feitas online. Custa 39 euros por adulto. Crianças entre os 5 e os 9 anos pagam 19,50 euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

© Divulgação

Reabertura do Dino Parque da Lourinhã

Rua Vale dos Dinossauros, 25, Abelheira. De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h (fins de semana das 9h às 13h)

Para quem quer visitar tempos jurássicos sem sair do século XIX: Por muito difícil que seja explicar o fascínio dos mais pequenos pela era dos dinossauros, a verdade é que formam uma dupla de sucesso. Com o aligeirar das restrições de deslocação entre concelhos e o OK para reabertura de espaços como museus e semelhantes, o Dino Parque da Lourinhã regressou ao ativo e pode, por isso, ser uma boa opção para um fim de semana divertido com os miúdos. Este espaço gigante, totalmente ao ar livre, é o maior centro do género na Europa, somando mais de 180 modelos de espécies de dinossauros à escala real. A isso junta-se uma parte de exposições e o chamado “live lab”, onde pode ver em tempo real os peritos do espaço a cuidar destes animais pré-históricos (ou do que resta deles). A entrada custa 11,05 euros para os adultos e 8,42 euros para crianças entre os 4 e os 12 anos.

© Divulgação

Happy hour no Memoria

Rua 4 de Infantaria, 26A, Lisboa. Se segunda a sexta-feira, das 15h às 18h30

Para aproveitar as tardes de primavera: o reaberto Memoria renova o seu principal chamariz dos dias de semana, uma happy hour que, durante mais de três horas, deixa os cocktails da carta a metade do preço. Além dos clássicos, o restaurante de Campo de Ourique introduz duas novidades: o Pesca del Sud, com medronho Junior Jacques, pêssego e malagueta, e o Zenzero, com rum Plantation, ananás e gengibre. Durante o mesmo horário, os dois restaurantes Pasta Non Basta (do mesmo grupo) propõem um novo combo, composto por uma Bruschetta Parma e Burrata e um cocktail Benvenuto, com puré de mirtilos frescos, prosecco e hortelã. Custa dez euros.

© Divulgação

Exposição “Corpo em Dança”

Centro Cultural Malaposta, Rua Angola, Olival Basto. De terça a sexta-feira, das 14h30 às 18h, e sábado, das 10h às 13h

Para quem quer voltar à cultura in loco: o Centro Cultural Malaposta, nos arredores de Lisboa, apostou numa nova exposição de fotografia chamada “Corpo em Dança”. Um conjunto de imagens, onde o fotógrafo Paulo Pimenta mostra a dança nas diferentes formas que esta pode assumir. A exposição é gratuita e fica até 2 de maio no foyer do centro, mas a programação de teatro é extensa, com o espetáculo “Um Protesto ou o Amor que nos Faltou”, documentários e ainda uma obra da Companhia Olga Roriz. Consulte todos os detalhes aqui.

© Paulo Pimenta

Xao Xao

Encomendas online ou através das plataformas Uber Eats, Glovo e Bolt Foods

Para quem quiser continuar a enfardar no conforto do lar: nasceu em Lisboa um novo restaurante virtual. Chama-se Xao Xao e é especializado em cozinha tradicional chinesa. Formulada pelo chef Jorge Redondo, com consultoria do chef Pedro Almeida, a ementa inclui o Wonton Xao Xao, recheado com carne de porco, queijo cheddar e cebola caramelizada, com molho de ostras fumado a acompanhar, a barriga de porco “5 spices” com puré de maçã reineta e o pato à Lisboa, uma interpretação à portuguesa do emblemático prato chinês, com pickle de pepino e alho francês crocante. Pratos, aperitivos e bebidas têm preços que variam entre os 14,95 euros (noodles de camarão e frango com amendoim) e 1,75 euros (chá de erva-príncipe).

© Divulgação

Ó! Galeria

Rua de Miguel Bombarda, 61, Porto. Sexta-feira, a partir das 16h

Para quem já tinha saudades de ver uma exposição ao vivo: depois de meses de atividade limitada às redes sociais e à loja online, a portuense Ó! Galeria volta a abrir portas aos aficionados da ilustração. É já esta sexta-feira que inaugura a exposição “42 Minutos À Espera Num Cruzamento De Terra Batida”, de Susa Monteiro. Esta ilustradora alentejana que colabora frequentemente com editoras de livros infantis volta a ter obras suas, pela terceira vez, neste cantinho da cidade do Porto — e não só, já que a exposição estará também disponível para visionamento online, nas plataformas digitais da galeria. Tem até 2 de maio para lhe fazer uma visita.

© Instagram.com/ogaleria

“A Viagem de Mona Lisa” na Filmin

Estreia esta sexta-feira

Para continuar a apoiar o cinema independente: a plataforma Filmin tem uma nova estreia agendada para esta sexta-feira. Trata-se de “A Viagem da Mona Lisa”, um documentário premiado da chilena Nicole Costa, que passou pela última edição do Queer Lisboa. No ecrã, é contada a história de Iván Monalisa e do seu reencontro com a realizadora (e ex-colega de faculdade), depois de 17 anos a trabalhar como prostituta e imigrante ilegal nas ruas de Nova Iorque. Este passa a ser um dos muitos filmes disponíveis nesta plataforma, cuja subscrição custa 6,95 euros mensais ou 55 euros por ano.

© Divulgação

“Nunca mais é sábado” é uma rubrica que reúne as melhores sugestões para aproveitar o fim de semana.