786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

NOS e SL Benfica inovam com primeiro estádio 5G em Portugal

Este artigo tem mais de 3 anos

Uma parceria entre a NOS e o SL Benfica que vai transformar o futebol, com vantagens para os adeptos, para o clube e para todos os serviços no estádio.

Este artigo é da responsabilidade da NOS Comunicações

A bola não entrou? Estava fora de jogo? Foi falta? Estas são apenas três perguntas que qualquer adepto de futebol vai poder deixar de fazer em breve. O estádio do Sport Lisboa e Benfica é o primeiro em Portugal a estar preparado para 5G, numa parceria com a NOS, que vai virar a página no futebol assim que a rede estiver disponível e os jogos voltarem a ter assistência.

Através de antenas 5G em cada pala do recinto, será possível atingir velocidades de internet até 10x mais rápidas, podendo ultrapassar 1 Gbps com o estádio na sua máxima capacidade. Permite aos mais de 65 mil adeptos que o estádio comporta terem informação estatística de jogo em tempo real, enviar e receber vídeos ou fotografias de forma quase instantânea ou fazer videochamadas sem qualquer interrupção.

Antes da pandemia, um jogo do Benfica em casa gerava, em média, mais de 1 Terabyte de dados. Com o 5G, este número vai multiplicar-se várias vezes, dependendo da adesão das pessoas à tecnologia. A criação do primeiro estádio 5G garante que a rede da NOS está preparada para suportar o aumento de comunicações que se espera para o futuro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O 5G abre também a porta a experiências únicas dentro e fora do estádio, como a visualização do jogo a partir de uma das várias câmaras presentes em torno do relvado, ou acesso a estatísticas de cada jogador, passe, remate ou golo. Tudo isto combinado com tecnologias de realidade virtual e aumentada, que tornam esta experiência muito mais imersiva e vibrante.

Vantagens para o clube e para as empresas

Os adeptos e visitantes do Estádio da Luz ganham toda uma nova experiência de jogo com o 5G e são os beneficiários mais diretos da tecnologia, mas não só. A rede 5G traz vantagens para todos os serviços presentes no estádio, como restauração e lojas, sem esquecer os jornalistas e estações televisivas que fazem cobertura de jogos e conferências. A rapidez e o tempo de resposta do 5G irão até possibilitar uma melhor movimentação dos adeptos e uma saída mais ágil e ordenada de pessoas e veículos do estádio.

A rede instalada no estádio utiliza as frequências de teste na banda dos 3,6Ghz, que permite, já hoje, performances superiores a 1Gbps num Smartphone 5G.

O 5G também terá um impacto direto no próprio funcionamento do Sport Lisboa e Benfica. Além dos ganhos de eficiência em toda a gestão do dia a dia do clube e dos seus vários departamentos, a rede 5G permite melhorar a comunicação entre as equipas técnicas e os jogadores. Estatísticas e análises desportivas, bem como a performance dos jogadores, podem ser conseguidas de forma precisa em tempo real, o que pode ser crítico durante um jogo.

Mesmo à distância – noutro ponto do estádio ou noutro local, como o centro de estágios do Seixal -, quando o 5G estiver disponível, a velocidade de transmissão de dados facilita a comunicação e a coordenação da equipa.

Para os jogadores, muitas vezes longe das famílias, o 5G também melhora a comunicação, ajudando à estabilidade emocional, fulcral para atletas de alto rendimento. E em pouco tempo, com realidade aumentada, vão poder estar junto da família a centenas ou milhares de quilómetros de distância, ou participar em conferências de imprensa e eventos com fãs sem terem de fazer essas deslocações. Para os adeptos poderá vir a significar estarem frente a frente e conhecer os seus ídolos, uma emoção única que só uma tecnologia disruptiva como o 5G permitirá.

Primeira arena digital e inteligente em Portugal

“Este é um marco tecnológico de enorme relevância para a NOS, quer pela construção do nosso caminho de liderança no 5G, quer pela transformação do Estádio do Sport Lisboa e Benfica numa arena desportiva altamente digital e inteligente, única em Portugal”, afirmou Manuel Ramalho Eanes, administrador executivo da NOS, durante a apresentação da parceria, que começou a ser desenhada ainda em 2020. “Queremos ser os primeiros a entregá-lo às pessoas e às empresas, e sendo o futebol um território natural para a tecnologia se desenvolver, faz todo o sentido criar, desde já, todas as condições para que isso aconteça”, continuou Manuel Ramalho Eanes.

“Sermos o primeiro estádio 5G em Portugal é motivo de orgulho” afirmou Rui Costa, vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica, durante a apresentação, mostrando-se entusiasmado com este “projeto transformador”. Acredita que a tecnologia 5G vai “aproximar ainda mais o Benfica dos seus sócios, adeptos e simpatizantes. Significa uma experiência melhorada neste estádio, para todos os adeptos e para o Benfica, como organização”.

No projeto do Estádio da Luz estiveram envolvidas 20 pessoas, da NOS e do Benfica. Ao longo de seis meses, dedicaram 1.000 horas no desenho e implementação da rede. A cobertura das antenas 5G é complementada por sistemas de células 5G em zonas estratégicas do Estádio: Centro de Imprensa, Camarote Presidencial ou Camarote NOS. Na parceria entre a NOS e o Benfica, o 5G é o mobilizador de uma experiência de entretenimento nunca antes vivida. Também no futebol a NOS está a fazer o que ninguém fez.

Futebol é compromisso da NOS “de hoje e de amanhã”

Sendo o futebol uma arena de grandes emoções para os portugueses, “o compromisso da NOS com o futebol já vem de há alguns anos, é de hoje e de amanhã”, lembra Rita Torres Baptista, diretora de Marca e Comunicação da NOS, e o 5G permite agora “fazer o que nunca se fez no futebol”. Rita Torres Baptista detalha que, “por amor à camisola, a NOS liga pessoas, adeptos, treinadores e clubes, potenciando as mais avançadas tecnologias, para entregar a melhor experiência e vivência do futebol.

“E isto é só o começo do que será um conjunto de iniciativas que juntam a NOS, o 5G, os adeptos, simpatizantes, jogadores, comunicação social e equipas técnicas” continua a responsável de Marca e Comunicação, lembrando no caso do Benfica os “7 anos de parceria tecnológica”.

A NOS pretende virar a página do futebol e do país, e o 5G é o que vai permitir fazer pela primeira vez, tudo o que ninguém fez.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora