O ministro dos transportes do Reino Unido, Grant Shapps, disse esta sexta-feira à estação televisiva Sky News que os britânicos já podem começar a pensar em marcar férias no estrangeiro, após um longo período em que o país manteve as viagens internacionais proibidas.

Esta é a primeira vez que o governo britânico muda de discurso face à possibilidade de viajar para o estrangeiro. Até aqui, os líderes políticos do Reino Unido têm pedido aos britânicos que não marquem viagens para fora do país. Agora, Shapps diz que o governo não vai “dizer às pessoas que não devem marcar férias no estrangeiro”.

O governo britânico deverá flexibilizar o acesso aos testes à Covid-19 para que as viagens internacionais sejam mais seguras, acrescentou Shapps.

Ao mesmo tempo, o país vai implementar um sistema de “semáforo” que vai classificar os países estrangeiros como verdes, amarelos ou vermelhos, consoante o risco de transmissão do coronavírus. A cada cor vão corresponder exigências diferentes (teste, quarentena em casa ou quarentena em hotel).

Todavia, o governo britânico avisa que ainda é cedo para saber ao certo quando poderá ser possível retomar as viagens internacionais ou definir que países entram em cada categoria de risco. A data em cima da mesa atualmente é o dia 17 de maio, quando terminam as atuais restrições, mas o ministros dos transportes não descartou a possibilidade de um alargamento das restrições.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR