Uma pessoa morreu e cinco pessoas ficaram feridas na sequência de um ataque à mão armada que aconteceu esta quinta-feira num parque industrial da cidade de Bryan, no estado norte-americano do Texas. O ataque ocorreu num escritório onde estavam “muitos funcionários”, confirmou Jason James, porta-voz da polícia da cidade.

O autor dos disparos, que estava em fuga, pode já ter sido identificado pelas autoridades. Isto porque a polícia local está convicta de que se trata de Larry Bollin, um homem de 27 anos que já está sob custódia das forças de segurança na cidade de Bedias, que fica no mesmo estado do Texas e a pouco mais de 60 quilómetros de distância de Bryan.

A polícia de Bryan não descarta, ainda assim, que possam existir mais cúmplices neste ataque à mão armada. Não existem ainda indícios sobre o que motivou este incidente mas sabe-se que o suspeito trabalhava no complexo em que o ataque armado aconteceu. As autoridades locais acreditam que terá usado uma pistola para os disparos e à estação de televisão KBTV-TV algumas testemunhas revelaram que o autor dos disparos parecia ter alvos definidos e concretos.

O primeiro alerta foi dado às 14h30, hora do Texas (eram 20h30 em Lisboa), mas o ataque já tinha terminado quando os polícias chegaram ao local. Nesse momento, o autor dos disparos também já tinha fugido. Seis ambulâncias foram mobilizadas para assistir as vítimas. As testemunhas estão ainda a ser ouvidas pelas autoridades.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Desde março que os EUA têm sido palco de diversos ataques em massa. Um ataque em spas em Atlanta provocou oito mortes. Na cidade de Boulder, Colorado, dez pessoas perderam a vida num tiroteio num supermercado. E em Orange, Califórnia, quatro pessoas (incluindo uma criança de nove anos) morreram também devido a um tiroteio.

Ainda na última quarta-feira, um ex-jogador de futebol americano profissional matou a tiro um homem, a mulher e dois netos em casa. Depois, a curta distância do local do primeiro crime, também tirou a vida a um segundo homem, tendo-se suicidado de seguida.

O ataque desta quinta-feira ocorreu poucos depois de o presidente norte-americano Joe Biden ter prometido medidas de bom senso para atenuar a violência com recurso a armas. Nos primeiros 78 dias de mandato do democrata, já houve 132 incidentes com armas, que resultaram em mais de 11 mil mortes.