O primeiro-ministro britânico Boris Johnson lamentou esta sexta-feira a morte do príncipe Filipe e deixou uma palavra de homenagem à vida do marido da Rainha Isabel II, que morreu aos 99 anos.

O príncipe Filipe “ajudou a conduzir os destinos da Família Real e a monarquia garantindo que esta continuasse a ser uma instituição inegavelmente vital para o equilíbrio e para a felicidade da nossa vida nacional”, apontou Boris Johnson numa primeira reação, citado pelo jornal britânico The Guardian,

Numa reação posterior, escrita, o primeiro-ministro britânico defendeu: “O príncipe Filipe viveu uma vida extraordinária, seja qual for a perspetiva com que se a avalie — foi um herói naval na Segunda Guerra Mundial, um homem que inspirou incontáveis jovens através do Prémio Duque de Edimburgo e foi, acima de tudo, o consorte leal de Sua Majestade, a Rainha”.

Os nossos pensamentos estão com sua Majestade e com a sua família, que perderam não apenas uma figura pública muito amada e altamente respeitada mas também um marido devoto e um pai, avô e bisavô orgulhoso e que os amava”, referiu ainda Boris Johnson.

O primeiro-ministro britânico concluiu a mensagem escrita dizendo: “Somos um reino unido tanto no pesar como na gratidão; no pesar pela perda do príncipe Filipe, na gratidão pelas suas décadas de serviço altruísta ao país”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também o primeiro-ministro australiano Scott Morrison lamentou já a morte do Duque de Edimburgo. “Durante perto de 80 anos, o príncipe Filipe serviu a sua Coroa, o seu país e a Commonwealth. Sua Alteza Real, o Duque de Edimburgo, era nas palavras de Sua Majestade [Isabel II] a sua “força e estabilidade”. Corporizou uma geração que nunca mais veremos”.

Lembrando que o príncipe Filipe “não era estranho à Austrália, tendo visitado o país por mais de 20 ocasiões” — e notando outros elos de ligação do Duque ao seu país — Scott Morrison apontou: “Nós, australianos, enviamos o nosso amor e as nossas maiores condolências a Sua Majestade e a toda a Família Real. A família da Commonwealth junta-se em luto e em graças pela perda e pela vida do príncipe Filipe. Mais detalhes sobre as homenagens da Austrália ao príncipe Filipe serão anunciados nos próximos dias. As bandeiras serão colocadas em baixo em honra de Sua Alteza Real [o Príncipe]”.

A Commonwealth em peso faz sentir o seu pesar

De uma ponta à outra da Commonwealth  têm surgido reações à morte Filipe Mountbatten, sempre em tom de respeito e pesar. O prmeiro-ministro australiano, por exemplo, chama a si a voz dos seus concidadãos para dizer que os “australianos enviam todo o seu amor e profundas condolências a toda a família Real britânica”. Scott Morrison descreveu ainda Filipe como representante “de uma geração que nunca mais voltaremos a ver” e garante que toda a família da Commonwealth  “esta unida para agradecer a vida e obra do príncipe Filipe”.

No Canadá, foi o primeiro-ministro Justin Trudeau que fez questão de se pronunciar sobre o desaparecimento do Duque de Edimburgo, que descreve como sendo “um homem de grande propósito e convicção, que foi motivado por um senso de dever para com os outros” mantendo-se, ao mesmo tempo, como um companheiro ao longo da vida para a Rainha – “sempre ao seu lado, a oferecer apoio infalível enquanto ela cumpria as suas funções ”.

Jacinda Ardern, a primeira-ministra da Nova Zelândia, também já disse que Filipe será “lembrado com carinho pelo incentivo que deu a tantos jovens neozelandeses por meio do Prémio Hillary do Duque de Edimburgo” e pelos desafios oferecidos a milhares de jovens.

A partir da Ásia surgem as declarações de Narendra Modi, o primeiro-ministro indiano que recordou a “distinta carreira militar” de Filipe e das suas “muitas iniciativas de serviço comunitário”.

O primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan, utilizou a sua conta pessoa no Twitter para transmitir a seguinte mensagem: “As minhas condolências pela morte de Sua Alteza Real o príncipe Filipe, Duque de Edimburgo. A Grã-Bretanha perdeu um ancião sábio que estava imbuído de um espírito único de serviço público. O seu papel na promoção das relações Paquistão-Reino Unido sempre será lembrado. ”

Líderes mundiais expressam os seus sentimentos

Na tarde desta sexta-feira, Joe Biden e a mulher Jill emitiram um comunicado oficial “em nome de todo o povo dos Estados Unidos” onde enviam “as mais profundas condolências à Sua Majestade, a Rainha Isabel II, a toda a Família Real e a todo o povo do Reino Unido pela morte de Sua Alteza Real o Príncipe Filipe, o Duque de Edimburgo”.

No mesmo documento escrevem ainda: “Ao longo dos seus 99 anos de vida, ele viu o nosso mundo mudar dramática e repetidamente. Desde o seu serviço durante a Segunda Guerra Mundial, aos 73 anos ao lado da Rainha, e toda a sua vida aos olhos do público – o príncipe Filipe dedicou-se de bom grado ao povo do Reino Unido, à Commonwealth e à sua família.”

“O seu legado viverá não apenas por meio da sua família, mas em todos os empreendimentos de caridade que ele formou. Temos a Rainha, os seus filhos, netos e bisnetos nos nossos corações”, afirmara.

Líder trabalhista lembra “devoção à Rainha” e um casamento que foi “símbolo de estabilidade e esperança”

O atual líder do Partido Trabalhista britânico, Keir Starmer, também já reagiu à notícia da morte do Príncipe Filipe: “O Reino Unido perdeu um servidor público extraordinário. O Príncipe Filipe dedicou a sua vida ao nosso país — desde a carreira distinta que teve na Marinha Real durante a Segunda Guerra Mundial às suas décadas de serviço como Duque de Edimburgo”, lembrou.

Contudo, será recordado acima de tudo pelo seu extraordinário compromisso e devoção à Rainha. Esteve a seu lado mais de sete décadas. O casamento dos dois tem sido um símbolo de força, estabilidade e esperança mesmo quando o mundo à volta deles mudou — mais recentemente, durante a pandemia. Foi uma parceria que inspirou milhões de pessoas no Reino Unido e por todo o mundo”, referiu ainda.

Keir Starmer enviou ainda condolências à Rainha e à Família Real, dizendo que os seus “pensamentos” estão com eles e com o povo britânico. “A nossa nação une-se em luto e para recordar a vida do Príncipe Filipe”.