Imagine um Kauai, um pequeno SUV indicado para passear em família, especialmente naqueles dias em que na agenda está uma incursão por estradas em menos bom estado, ou até ‘estradões’ em terra. Agora reduza-lhe a altura ao solo, endureça as suspensões e engrosse as barras estabilizadoras, tudo para o tornar mais ágil e eficiente em curva, equipando-o ainda com travões mais robustos e um motor muito mais potente. Et voilà: eis o Hyundai Kauai N.

Não há dúvida que os SUV são os modelos mais populares do mercado, não só no português como igualmente no europeu. São maiores e sobretudo mais volumosos, assegurando uma posição de condução mais alta, tão ao gosto de uma parte significativa dos condutores, caracterizando-se ainda por exibirem um estilo mais radical e ousado, como se o proprietário estivesse em vias de partir para uma incursão pela natureza. Mas a magia dos SUV, ou dos crossovers, denominação aplicada aos SUV mais civilizados, não implica que os seus clientes queiram abrir mão de uma condução mais emotiva.

Para o Kauai N, a Hyundai recorreu ao motor 2.0 T-GDI do grupo sul-coreano, uma unidade com injecção directa e um turbocompressor generoso, que fornece 280 cv. Acoplado ao motor surge uma caixa automática de dupla embraiagem, uma DCT húmida com 8 velocidades, a mesma que o construtor já utiliza noutros dos seus desportivos, como os Veloster N e i30 N. Para realçar uma utilização desportiva, a DCT possui três funções que visam agradar ainda mais ao condutor, como é o caso do N Power Shift, do N Grin Shift e do N Track Sense.

Não são ainda conhecidas as características do SUV desportivo, em matéria de velocidade máxima ou capacidade de aceleração, mas sabe-se que o Kauai N beneficiará apenas de tracção à frente, ainda que recorrendo a um tipo de autoblocante controlado electronicamente para garantir que os 280 cv são colocados no solo, o que em algumas situações poderá surgir como um desafio, como é habitual neste tipo de veículos.

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