Está a ser construída uma nova estátua de Cristo e vai ser mais alta do que a do Rio de Janeiro — uma imagem de marca do Brasil. Vai ter como nome Cristo, o Protetor, e fica na cidade de Encantado, no Estado de Rio Grande do Sul.

Brasil vai ter uma nova e maior estátua de Cristo

O monumento terá 43 metros de altura desde o pedestal (mais cinco do que o Cristo do Rio) e uma extensão de 36 metros de mão a mão. Está em construção desde julho de 2019, porém, pouco se tem sabido sobre os avanços por causa da pandemia de Covid-19.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na semana passada já foram colocados a cabeça e os braços estendidos. Um elevador interno levará os turistas até um miradouro na região do peito, a 40 metros de altura.

A obra, que deverá estar concluída no final deste ano, foi impulsionada pelo autarca da cidade, Adroaldo Conzatti, que morreu em março por Covid-19, custou 250 mil euros, e é financiada por doações individuais e de empresas.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o Cristo Protetor começou a ser construído no topo do Morro das Antenas, 400 metros acima do nível do mar, e garantirá aos futuros visitantes uma vista privilegiada do vale, junto à Lagoa da Garibaldi e do rio Taquari.

Esta vai ser a terceira estátua de Jesus mais alta do mundo. Apenas as de Jesus Buntu Burake em Sulawesi, na Indonésia, com 52,55 metros, e de Cristo Rei, em Swiebodzin, na Polónia, que tem 52,5 metros, são mais altas. O icónico Cristo Redentor do Rio de Janeiro, no Corcovado, fica-se pelos 38 metros.

Existem, no entanto, dezenas de outras estátuas em todo o mundo que são mais altas, incluindo várias da Virgem Maria e numerosos Budas.