Cerca de 32 mil assistentes de “respostas sociais”, como amas, responsáveis de creches e trabalhadores de centros de atividades ocupacionais, deverão ser vacinados durante este fim de semana, juntamente com 190 mil professores e funcionários das escolas do 2.º, 3.º ciclo e secundário, avança fonte da task force da vacinação ao Público.

Por uma questão logística, estes profissionais deverão tomar a vacina da Pfizer, uma semana após a Agência Europeia do Medicamento (EMA) ter reconhecido uma “possível ligação” entre a vacina e casos de trombose.

Durante este fim de semana vai haver uma ação de vacinação de massa em todo o país com 120 pontos de imunização (em vez dos 150 inicialmente iniciados) prontos para vacinar 600 pessoas por dia e 20 por hora, o que servirá de teste para ver de que modo é que vai funcionar a vacinação em maio, mês em que se espera inocular cerca de 100 mil pessoas por dia.

Esta semana marca o fim da primeira fase da vacinação e quarta-feira a task force de vacinação fará uma conferência de imprensa para apresentar de que forma é que o plano de vacinação vai decorrer a partir de meados deste mês.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR