O Village Underground Lisboa inaugura este mês uma Academia de Música Urbana para jovens, cofinanciada pelo Fundo Portugal Inovação Social, que conta com uma equipa da qual fazem parte artistas como Pedro Coquenão (Batida) e Karlon.

De acordo com o Village Underground Lisboa, num comunicado divulgado esta quinta-feira, “a Skoola é uma academia onde não há um professor, há muita gente com quem aprender, onde o desenho curricular alia o fazer música ancestral às novas possibilidades criativas trazidas pelo desenvolvimento tecnológico, e onde as aprendizagens decorrem dos objetivos de cada participante”.

A Skoola, “destinada a jovens de todos os ‘backgrounds'”, irá funcionar, todos os dias da semana entre as 17:00 e as 20:00, “nos contentores, autocarros e salas de eventos do Village Underground (VU), em Alcântara, Lisboa, a partir do dia 19 de abril”.

A Skoola, salienta o VU Lisboa, “é uma academia aberta a todos e garante bolsas para os alunos que não possam pagar os Ciclos ou Bootcamps em que queiram participar”.

A academia destina-se a crianças e jovens com idades entre os 10 e 18 anos, residentes na zona de Lisboa. Os interessados devem enviar um e-mail para ola@skoola.pt com nome, idade “e qualquer outra informação que considere pertinente sobre o seu gosto ou envolvimento com a música”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta nova academia “conta com uma equipa de músicos/facilitadores composta por artistas da comunidade VU, como é o caso de Batida e de Karlon, e com facilitadores graduados pela Guildhall School of Music & Drama e da Escola Superior de Educação e ainda com Rui Miguel Abreu como consultor musical”.

De acordo com o VU Lisboa, “o Instituto Politécnico de Lisboa é o parceiro responsável pela definição do modelo de ensino-aprendizagem a implementar na Academia, bem como pelo acompanhamento e monitorização da sua implementação, a formação dos professores e a divulgação científica, nacional e internacional, dos resultados do projeto”.

A aprendizagem na academia “organiza-se em torno de três grandes eixos, interligados pela prática musical e sustentados no desenvolvimento do pensamento teórico: produção e ‘DJing’; criação e composição; performance”.

A Skoola “nasceu do projeto Acorde Maior, um ‘ensemble’ performativo com 30 jovens residentes da zona metropolitana de Lisboa, que sob a direção artística de um grupo de músicos/facilitadores, trabalham processos de exploração criativa através da música”.

Em 2018, decorreram cinco edições do Acorde Maior “e o alcance foi tão positivo que o VU decidiu fazer crescer o projeto para uma academia de música aberta todo o ano, depois de encontrados parceiros fortes para o seu arranque, nomeadamente o Fundo Portugal Inovação Social, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o Montepio como investidores sociais”.

A academia tem ainda como parceiros a Fundação Aga Khan, “nas ações de dinamização em territórios específicos de Alcântara”, e a Off!cina dos Sentidos “responsável pelo acompanhamento motivacional dos participantes”.