O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou esta quinta-feira que em maio visitará Cabo Verde, naquela que será a sua quarta deslocação oficial ao país, sem contar com escalas.

“Uma das visitas primeiras deste meu novo mandato é precisamente a Cabo Verde e ao Presidente [em exercício] da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), não só para dar abraço ao amigo, mas para dar abraço ao Presidente da CPLP, daqui por, exatamente, um mês”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.

O chefe de Estado português falava esta quinta-feira durante um seminário internacional, organizado pela RDP África, que este ano assinala os 25 anos da emissora e da própria CPLP, e num debate com o chefe de Estado cabo-verdiano e presidente em exercício da comunidade lusófona, Jorge Carlos Fonseca.

Aí estarei, Presidente e aí nos reencontraremos porque já não o via há muito tempo e ver pelo digital não é ver presencialmente”, disse, dirigindo-se a Jorge Carlos Fonseca.

“A CPLP prefere o presencial ao digital, embora o digital seja muito importante”, acrescentou.

A visita será a quarta deslocação, sem contar com escalas, do chefe de Estado português a Cabo Verde.

Durante o primeiro mandato, Marcelo Rebelo de Sousa fez uma visita de Estado ao país, em abril de 2017, participou na cimeira da CPLP, na ilha do Sal, em julho de 2018, e comemorou o 10 de Junho de 2019, com visitas às ilhas de Santiago e São Vicente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Desde a tomada de posse para o segundo mandato, o Presidente da República visitou o Vaticano e a capital espanhola, Madrid.

O Observador já tinha anunciado que o Presidente ia a um ou dois países africanos de língua oficial portuguesa no mês de maio. Outro dos países que Marcelo poderá visitar é a Guiné-Bissau.

Marcelo desconfina em maio com regresso das “presidências abertas” no Minho