787kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

R(t) e incidência baixam a poucos dias de nova fase de desconfinamento

Este artigo tem mais de 3 anos

Na última atualização dos índices, antes da entrada em nova fase de desconfinamento, indicadores baixam. Número de casos ao longo da semana foi inferior ao da semana anterior.

Portugal Impacted By Coronavirus
i

Terceira fase de desconfinamento avança na segunda-feira em quase todo o país. Há, no entanto, 10 concelhos que ou param ou recuam.

Corbis via Getty Images

Terceira fase de desconfinamento avança na segunda-feira em quase todo o país. Há, no entanto, 10 concelhos que ou param ou recuam.

Corbis via Getty Images

Portugal tem esta sexta-feira 25.367 pessoas infetadas com a Covid-19, são menos 47 casos que no dia anterior. Quase 600 pessoas foram dadas como recuperadas da doença, mas foram confirmadas mais 553 infeções. Por terem contactado com alguém positivo, as autoridades de saúde acompanham 19.940 pessoas. Dos infetados, quatro morreram na quinta-feira, todos homens maiores de 60 anos.

No que diz respeito ao número de casos desta semana, feitas as contas, entre segunda-feira e sexta-feira desta semana foi confirmado um total de 2.417 novos casos, menos 575 que no mesmo período da semana anterior (quando se registaram 2.992 novos casos).

Quanto à situação epidemiológica do país, de acordo com as informações no boletim da DGS, quer o R(t) quer a incidência baixaram. No relatório de quarta-feira, a nível nacional, o R(t) — índice de transmissibilidade — era de 1,06 e a incidência de 72,4, sendo agora o R(t) 1,05 e a incidência 71,6 casos por 100 mil habitantes. Estes números refletem também o aumento de infeções nas regiões autónomas, nomeadamente nos Açores que esta sexta-feira elevou o nível de alerta em São Miguel para o nível mais elevado de risco de contágio da Covid-19.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Olhando apenas para os dados do continente o índice de transmissão está agora em 1,04 e a incidência em 68 casos por 100 mil habitantes o que é um bom indicador a poucos dias do país entrar, na generalidade, na terceira fase de desconfinamento.

Há mais seis doentes internados, mas ocupação de camas nos cuidados intensivos baixa

Ao início do dia desta sexta-feira havia nas unidades hospitalares 429 pessoas (mais seis que no dia anterior) com diagnóstico positivo à Covid-19.

Destes 429 doentes, 101 precisavam de cuidados diferenciados e ocupavam camas nas unidades de cuidados intensivos. São menos oito pessoas em cuidados intensivos, num total de mais seis doentes hospitalizados desde a atualização do boletim de quinta-feira.

Em relação a sexta-feira da semana passada há menos 57 pessoas internadas nos hospitais e menos 27 em cuidados intensivos (há uma semana eram 486 e 128 doentes, respetivamente)

Em relação aos mortos, os quatro registos respeitam a homens com mais de 60 anos. O mais novo tinha entre 60 e 69 anos, morreram dois homens que tinham entre 70 e 79 anos e um com mais de 80 anos. Duas das mortes foram registadas na região Norte, uma no Centro e outra em Lisboa e Vale do Tejo.

Já sobre os novos casos confirmados, a maior parte foi registada na região Norte (228), seguindo-se Lisboa e Vale do Tejo (182), os Açores (38), a região Centro (32), Alentejo e Madeira (com 25 casos cada) e o Algarve com mais 23 novos casos.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora