A estória do pequeno Wilton Gutiérrez correu o mundo. Wilton é o nome da criança que foi encontrada por um agente fronteiriço dos Estados Unidos, em lágrimas, a pedir ajuda. A criança estava completamente sozinha no deserto e, no vídeo gravado pelo agente, era possível ouvi-lo dizer que “seguia com um grupo” que o tinha “deixado sozinho”.

Vídeo mostra criança sozinha, a pé, a pedir ajuda na fronteira dos Estados Unidos

Poucos dias depois, a família explicou que a criança, natural do Nicarágua, seguia com a mãe e que ambos tinham sido sequestrados enquanto tentavam chegar aos Estados Unidos. Sem dinheiro para pagar o resgate de ambos, a família terá optado por comprar a liberdade do pequeno Wilton, tendo a mãe ficado sequestrada durante mais tempo até recentemente ter sido libertada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Disseram-me que não lhes convinha ter-me ali, que me iam deixar noutro sítio. Deixaram-se sozinha, abandonada”, explicou Meylin Obregón, a mãe da criança, numa entrevista à televisão Univisón onde diz depois também que a deixaram num “posto fronteiriço”.

Na entrevista a mulher afirma ainda ter a expectativa de conseguir asilo nos Estados Unidos, tendo o pedido já sido feito. O filho continua num centro de detenção no Texas, mas a mulher que fala com a jornalista através de uma videochamada diz que já falou com ele e que espera poder reencontrá-lo em breve.