Se a pandemia desmoralizou muitos, também foi capaz de motivar outros. É o caso do chef Vasco Coelho Santos, cara dos aclamados restaurantes Euskalduna Studio, aberto em 2016, e Semea by Euskalduna, inaugurado em 2018, ambos no Porto. Abrir uma padaria artesanal era um desejo antigo e até mereceu um “namoro de três anos”.
Tudo começou quando, em 2018, Gil Fortuna, chef de padaria, foi jantar ao Euskalduna Studio. “Ele é cá do Porto e estivemos imenso tempo a conversar, disse-lhe que se um dia quisesse voltar ao Porto para me dizer alguma coisa”, conta Vasco Coelho Santos ao Observador. E assim foi, Gil Fortuna trabalhou no hotel Areias do Seixo, esteve cinco anos em França a estudar padaria, mas quando foi pai decidiu voltar à sua cidade natal, motivo mais do que suficiente para o projeto avançar e começar a ganhar forma.
“Gosto imenso de pão, a cidade tem muita tradição ligada a este produto, naquela altura não havia muitas padarias artesanais que trabalhassem com massa mãe. Fazemos o nosso pão nos restaurantes e achei que seria engraçado misturar estes conceitos”, explica Vasco Coelho Santos, acrescendo que a padaria Ogi by Euskalduna surge como uma micro loja, onde o pão “é trabalhado a outro nível” e as pessoas podem levar para casa “coisas diferentes”.
Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.