A Associação de Futebol do Algarve decidiu dar por terminadas as provas seniores de futebol e futsal, devido à falta de condições causadas pela pandemia de covid-19, anunciou este sábado o organismo, salientando que “não vão existir campeões” nem descidas.

“Decidimos dar por terminadas as provas seniores de futebol na corrente época desportiva, uma vez que o impedimento de participação nas provas por parte de várias equipas na data inicialmente prevista inviabiliza, em termos de datas disponíveis de calendário, a continuidade da prova, não assegurando iguais condições para todos os intervenientes”, refere a associação em comunicado.

A associação do Algarve explica que existem concelhos que não podem retomar a atividade no dia 19 de abril, devido aos dados relativos à pandemia, tendo sido tomada a decisão “penalizadora”, mas que, para o organismo, é a “mais justa”.

Segundo a AF Algarve, esta temporada, não vão ser atribuídos títulos de campeões, sendo indicado para a subida aos campeonatos nacionais o Imortal, enquanto o Farense B será promovido à 1.ª divisão do campeonato distrital do Algarve.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Na eventualidade de o regulamento da Taça de Portugal vir a permitir a indicação de outra equipa, decorrente da participação no Campeonato do Algarve de Futebol, 1.ª Divisão de Seniores, a AF Algarve indicará o FC Ferreiras”, acrescenta o documento.

A associação salienta que sempre trabalhou no sentido de retomar as competições e agradeceu também o trabalho e esforços desenvolvidos pelos clubes.

“Esta é uma decisão muito ponderada e que foi difícil de tomar, dado que sempre pugnámos pela retoma das provas, o que de resto demos devida conta nas reuniões tidas com os clubes, mas consideramos que ponderadas todas as circunstâncias, é a única decisão justa a ser tomada”, conclui.

As competições de futsal também não vão ser retomadas, pelas mesmas razões do futebol, com a associação a indicar que não haverá campeões nem descidas de divisão.

A Casa do Benfica de Quarteira e o GDC Machados, no setor masculino e feminino, respetivamente, são as equipas indicadas aos campeonatos nacionais, enquanto o Quarteira Futsal Clube e o UDR Sambrasense vão ascender à 1.ª Divisão de seniores masculinos.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.987.891 mortos no mundo, resultantes de mais de 139 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.937 pessoas dos 829.911 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.