Nova Déli, capital da Índia, vai começar esta segunda-feira à noite um confinamento geral de uma semana para controlar o aumento no número de novos casos de Covid-19 e aliviar a pressão sobre os hospitais.

Há cinco dias que a Índia regista mais de 200 mil novos casos de infeção pelo coronavírus — só esta segunda-feira, as autoridades de saúde contabilizaram mais 273.810 infetados, registando um novo máximo diário não só em novos casos como em mortes (1.619). Em Nova Déli, os dados de domingo falam de mais 25.500 casos.

Arvind Kejriwal, ministro-chefe do Estado de Deli alertou: “Se não impusermos um confinamento agora, estaremos diante de um desastre maior. O sistema de saúde de Déli está num ponto crítico. A situação da Covid-19 é bastante crítica”.

A Índia ultrapassou esta segunda-feira 15 milhões de infetados com o novo coronavírus desde o início da pandemia e está a enfrentar uma segunda vaga. O segundo país mais afetado do mundo em termos absolutos, depois dos Estados Unidos, viu os casos dispararem nas últimas semanas.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 3.011.975 mortos no mundo, resultantes de mais de 140,6 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR