César fez de escudo, Costa resguardou-se mais e apontou para a frente. Foi mais ou menos esta a estratégia que as cúpulas do PS decidiram seguir na celebração do 48º aniversário do partido, escassos dias depois de a Operação Marquês ter conhecido novos desenvolvimentos e de José Sócrates ter acusado a direção socialista de “traição”. Para evitar contaminações num dia que deveria ser de festa, Carlos César tomou a dianteira e enfrentou o elefante na sala — embora sem nunca o nomear diretamente — e António Costa focou-se em falar de futuro e de autárquicas, sem abdicar de deixar uma frase que se dá a uma dupla interpretação quando disse que “o PS é muito mais que lideranças circunstanciais”.

José Sócrates até ‘entrou’ esta segunda-feira na sessão que aconteceu no Capitólio, em Lisboa, e foi transmitida para os militantes online. Em dois momentos distintos: enquanto o professor Raul Lopes, do ISCTE, apresentava as conclusões de um relatório sobre as marcas do PS no poder local — e elogiava o papel de vários líderes nesse sentido, incluindo o de Sócrates — e quando foi transmitido um vídeo com fotografias de Jorge Coelho também com antigos líderes, a que se seguiu um minuto de silêncio, em homenagem ao homem a quem Costa chamou “a alma do PS”.

Fora isto, ninguém pronunciou o nome do antigo primeiro-ministro — mas César não precisou de o fazer para endereçar o tema mais quente das últimas semanas. Se em 2018 foi o presidente do partido o responsável por desencadear as primeiras críticas a Sócrates, que acabaram com a desfiliação deste do partido para acabar com o “embaraço mútuo”, desta vez voltou a ser César quem subiu ao palco para prometer não “iludir desvios das melhores práticas, erros e omissões” na história do partido, mas reivindicando a ação do PS e o seu património de luta contra a corrupção.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.