O Presidente da República disse esta quinta-feira que a feira Ovibeja, este ano organizada em formato digital, é “um marco económico” do Alentejo, considerando que o certame “é um símbolo” do que deve ser o país “em termos de descentralização”.

Numa mensagem gravada em vídeo e transmitida na sessão de abertura da feira agropecuária de Beja, que decorreu esta manhã, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que a Ovibeja “é mais do que um marco económico” e “um símbolo da luta” daqueles que, “no país rural, dão vida a todo o nosso país”.

A Ovibeja “é um símbolo daquilo que nós queremos em termos de descentralização, de oportunidades, de correção de desigualdades, de assimetrias que persistem entre territórios e entre regiões e que têm de ser corrigidas”, disse.

Na sua declaração, o Presidente da República lembrou ainda a memória de Manuel Castro e Brito, fundador da Ovibeja e falecido em 2016, para sublinhar “a falta” que faz a “Ovibeja presencial”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Faz a nós, faz a Beja, faz ao Alentejo, faz a Portugal”, vincou.

Marcelo acrescentou que conta estar presente na feira alentejana “para o ano”, deixando no final da sua mensagem um agradecimento “a todos os que há tanto tempo dão vida à Ovibeja” por “não terem desesperado”.

“Temos de esperar e confiar num futuro muito melhor”, concluiu o Presidente da República.

A edição de 2021 da feira agropecuária Ovibeja, organizada pela associação ACOS — Agricultores do Sul e que costuma decorrer no Parque de Feiras e Exposições de Beja – Manuel Castro e Brito, arrancou esta quinta-feira em formato digital.

A iniciativa decorre até esta sexta-feira e, através do site proporciona um roteiro tridimensional (3D) pelos espaços habituais da feira.

A versão digital da Ovibeja, cujo tema é “Agricultura ConsCiência”, para debater a atividade agrícola enquanto “setor sustentável e apoiado em dados científicos”, vai “oferecer” igualmente, à “distância de apenas um clique”, gastronomia, competições, masterclasses, espetáculos musicais ou debates.

O último dos debates, na sexta-feira, a partir das 16h30, será encerrado pela ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

A música é outro dos destaques da Ovibeja em 2021, com o espetáculo OviCante, que esta quinta-feira, pelas 19h00, vai juntar em palco Buba e Eduardo Espinho, Luís Trigacheiro, João Maria Baião e Miguel Costa, Ana Sofia Varela, Bruno Chaveiro, Jorge Benvinda e Jorge Serafim.

Na página de Internet da feira será possível assistir a eventos em diretos e a apontamentos de reportagem efetuados pela TV Ovibeja.