O ministro do Ambiente adiantou esta quinta-feira, em Lisboa, que não está prevista qualquer aprovação, durante a presidência portuguesa do Conselho Europeu, em matéria da integração dos sistemas energéticos, ressalvando que esta temática tem que ser discutida.

João Pedro Matos Fernandes, que falava aos jornalistas após uma reunião informal dos ministros com a pasta da Energia, afirmou que não há “expectativa de aprovar nada em concreto” relativamente à integração dos sistemas energéticos, durante a presidência portuguesa.

Porém, o governante ressalvou que a dimensão do autoconsumo “tem que começar a ser discutida no contexto da comunidade”, de modo que sejam partilhadas experiências e a garantir que “a produção descentralizada da eletricidade é essencial para cumprir” os objetivos de neutralidade carbónica e “aliviar” a fatura das famílias.

Durante a sua intervenção, o ministro do Ambiente e da Ação Climática disse ainda que o conselho informal passou “uma imagem de grande satisfação” por ter sido alcançado, na quarta-feira, um acordo político provisório, entre a presidência portuguesa e Parlamento Europeu, sobre a lei europeia do clima.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR