787kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Boletim DGS. Pela primeira vez em 206 dias, há menos de 100 pessoas internadas em cuidados intensivos

Este artigo tem mais de 2 anos

Desde 29 de setembro, há 206 dias, que o número de internados em UCI com Covid não tinha dois dígitos — 98. Incidência também baixou esta sexta-feira, mas o R(t) manteve-se. Há mais 506 infetados.

Portugal begins third phase of COVID-19 unlocking
i

Esta sexta-feira, a média de mortes nos últimos sete dias baixou para 2,9. Nas últimas 24 horas morreu um homem entre os 70 e os 79 anos

NurPhoto via Getty Images

Esta sexta-feira, a média de mortes nos últimos sete dias baixou para 2,9. Nas últimas 24 horas morreu um homem entre os 70 e os 79 anos

NurPhoto via Getty Images

Há exatamente 206 dias que o número de internamentos associados à Covid-19 em unidades de cuidados intensivos do país não baixava da fasquia dos três dígitos. Desde 29 de setembro, dia em que havia 99 pessoas em UCI, que não acontecia o que esta sexta-feira voltou a suceder: com as hospitalizações em queda há quatro dias consecutivos, o número de doentes a necessitar de cuidados de saúde diferenciados baixou para os 98. No total, são agora 384 as pessoas internadas nos hospitais portugueses com Covid-19 — há 206 dias, estavam os números da pandemia em crescimento, eram 661.

Com mais 506 casos de infeção registados nas últimas 24 horas (menos 130 do que esta quinta-feira) e uma morte, quase todos os valores constantes do habitual boletim diário da Direção-Geral da Saúde baixaram esta sexta-feira. Incluindo a taxa de incidência de novas infeções que, de 72,7 casos por cada 100 mil habitantes, foi reduzida para os 72,1 — 68,3 no continente. O índice de transmissibilidade, o já famoso R(t), manteve-se nos 0,98 (0,99 no continente). Contas feitas aos dois fatores, o país continua a manter-se na zona verde da matriz de risco.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pela terceira vez desde o início da semana, o número de mortes associadas à Covid-19 voltou esta sexta-feira a ser singular, o que fez com que a média diária de óbitos associados à doença nos últimos sete dias tenha baixado para os 2,9 — há uma semana era de 4,7.

Nas últimas 24 horas, informou ainda o boletim desta sexta-feira, morreu um homem entre os 70 e os 79 anos. Desde o início da pandemia, já morreram 16.957 pessoas com Covid-19 em Portugal.

Número de recuperados suplanta o de novas infeções

Também esta sexta-feira, o número de recuperados voltou, como tinha acontecido há apenas três dias, a suplantar o de novas infeções: foram 580 as pessoas que recuperaram da Covid-19 nas últimas 24 horas, o que eleva o total nacional para 791.751 e faz com que 95% dos infetados estejam neste momento dados como curados.

O número de casos ativos também baixou — são esta sexta-feira menos 75 —, o que faz com que neste momento haja ainda 24.689 casos de infeção no país. Em vigilância estão mais 675 pessoas do que nas 24 horas anteriores — 23.111 no total.

Foi na região Norte, onde foi de resto confirmada a única morte do dia por Covid-19, que se registaram a maior parte dos novos casos de infeção desta sexta-feira — 48,8%.

24,9% dos 506 casos registaram-se na região de Lisboa e Vale do Tejo; 13,6% no Centro; 6,5% no Algarve; 3% nos Açores; 1,8% na Madeira e 1,4% no Alentejo.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora