A Índia registou 2.263 mortos e 332.730 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, um novo máximo num momento crítico em que os hospitais vivem uma crise de falta de oxigénio. O registo surge num dia particularmente difícil: um incêndo num hospital nos arredores de Bombaím matou 13 doentes com Covid-19. É o segundo fogo neste mês em unidades hospitalares, no anterior, tinham morrido 4 pessoas. E isto depois de há dois dias terem morrido 22 pessoas pelo corte repentino de fornecimento de oxigénio.

Os números das autoridades de saúde elevam o total de infetados para 16,2 milhões e de mortos para 186.920 desde o início da pandemia no país, o segundo com mais casos em termos globais, apenas atrás dos Estados Unidos.

O aumento de novos casos nesta segunda vaga tem sido vertiginoso no país asiático, com um aumento de mais de 100 mil casos só na última semana, o que contrasta com as menos de dez mil infeções registadas em fevereiro, quando muitos pensavam que o pior já tinha passado.

O país enfrenta um aumento exponencial dos casos, com quase quatro milhões de infetados desde o início de abril, imputáveis a uma “dupla mutação” do vírus e a eventos de multidões, como o festival religioso hindu Khumb Mela. O país enfrenta também uma escassez de medicamentos e camas hospitalares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Variante indiana é um problema a dobrar: pode ser mais infecciosa e resistente aos anticorpos. Mas tem uma fraqueza

As autoridades de saúde relacionam algumas mortes com a crise de falta de oxigénio em muitas regiões indianas.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 3.060.859 mortos no mundo, resultantes de mais de 143,8 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP). Em Portugal, morreram 16.952 pessoas dos 832.255 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde. A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Treze doentes com Covid-19 morrem em incêndio em hospital na Índia

Esta sexta-feira, um outro número veio ensombrar a situação indiana: 13 internados morreram num incêndio num hospital nos subúrbios de Bombaim, disse à agência de notícias France-Presse (AFP) uma fonte dos bombeiros.

As causas do incêndio, agora extinto, estão a ser investigadas.

Dezassete pacientes estavam na unidade de cuidados intensivos do Hospital Vijay Vallabh quando um incêndio deflagrou, 13 morreram e outros quatro foram transferidos para outras unidades”, disse a mesma fonte dos bombeiros, Morrison Khavari.

Dois dias antes, 22 pacientes com Covid-19 morreram noutro hospital no mesmo estado de Maharashtra, quando o fornecimento de oxigénio aos ventiladores foi cortado durante meia hora. Quatro pacientes também morreram num incêndio numa clínica privada em Maharashtra, no início de abril, enquanto em março um incêndio num hospital em Bombaim matou 10 pessoas.

Pelo menos dez mortos em incêndio em hospital para doentes de Covid-19 na Índia

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, deverá participar esta quinta-feira em pelo menos três reuniões de crise, onde será discutido, entre outros assuntos, o fornecimento de oxigénio e a disponibilidade de medicamentos essenciais.