Os Centros de Controlo e Prevenção da Doença norte-americano (CDC) estão a investigar a morte de uma mulher no Oregão e o internamento de outra no Texas depois de terem tomado a vacina da Johnson & Johnson, noticiou a Reuters.

A mulher do Oregão, de 50 anos, assim como a do Texas, foram vacinadas antes da suspensão temporária da vacina nos Estados Unidos e ambas desenvolveram coágulos sanguíneos com baixo nível de plaquetas, à semelhança do que já tinha acontecido com os outros seis casos no país.

Ainda não há confirmação de que estes dois casos estejam diretamente relacionados com a vacina, mas estes são efeitos secundários já confirmados como possíveis pela Agência Europeia do Medicamento.

EMA. “Forte associação” entre coágulos raros e vacina da Johnson & Johnson

O Comité Consultivo em Práticas de Imunização (ACIP) dos CDC já tinham planeado reunir esta sexta-feira para decidir se a administração da vacina da Johnson & Johnson deve ser retomada e espera-se que analise os oito casos de formação de coágulos raros com baixo número de plaquetas.

William Schaffner, um membro não votante da ACIP e professor de doenças infecciosas na Escola de Medicina da Universidade de Vanderbilt, acha que o comité deverá recomendar a retoma do uso da vacina com um aviso sobre os potenciais efeitos secundários graves, mas raros, conforme disse à CNN. Esta foi a estratégia adotada pela EMA.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR