A Câmara de Portimão já iniciou as obras para requalificar a antiga estação do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) de Alvor e transformá-la no Centro interpretativo do Salva-vidas, anunciou este sábado a autarquia.

As obras do centro interpretativo, orçadas em 312.000 euros, vão adaptar a antiga casa refúgio do ISN em Alvor e o espaço envolvente para criar um núcleo museológico “dedicado à história deste equipamento e à tradição piscatória da comunidade local”, precisou o município do distrito de Faro.

“O Centro Interpretativo do Salva-vidas de Alvor consiste num projeto museológico, acompanhado pelo Museu de Portimão, que se encontra a desenvolver a investigação e a produzir os conteúdos e discurso expositivo”, adiantou a autarquia num comunicado.

A mesma fonte esclareceu que as obras agora em curso vão fazer a “recuperação da antiga Estação do ISN”, desativada há 40 anos, bem como da embarcação salva-vidas ‘Alvor’, que aí iniciou atividade em 1933, e contam com financiamento comunitário através do CRESC Algarve 2020 – Programa Operacional Regional do Algarve, através do PADRE — Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Um dos principais pontos de interesse do futuro Centro Interpretativo, que constituirá um forte ponto de atração turística também na época baixa, vai ser o antigo salva-vidas ‘Alvor”, de grande importância para os pescadores da terra, com recurso à gravação de testemunhos na primeira pessoa de antigos tripulantes desta embarcação afeta ao ISN e seus familiares, os quais poderão ser escutados pelos visitantes”, indicou a autarquia.

O projeto reforça o trabalho do Museu de Portimão “assente nas vivências das comunidades do município” e permite “aprofundar e transmitir mais conhecimento sobre a vocação marítima e piscatória” de comunidades locais, além de dar resposta a uma “velha aspiração dos alvorenses” de verem “recuperada” a estação do ISN.

O município algarvio sublinhou que a criação deste núcleo museológico foi possível devido a um protocolo de colaboração entre o Ministério da Defesa Nacional e o Município de Portimão para permitir a “manutenção da casa abrigo da ex-estação salva-vidas de Alvor” e “gestão, conservação e manutenção do espaço para instalação do projeto museológico”.

A requalificação vai “respeitar as características originais do edifício e envolvente ribeirinha, onde existe ainda a antiga rampa e carris de varagem do salva-vidas”, assegurou a Câmara de Portimão.

Vão também ser feitas a “preservação das coberturas”, a “reformulação das instalações sanitárias, redes de água e esgotos”, a “instalação elétrica”, a “implantação de condições de segurança contra risco de incêndio” e a “correção do comportamento térmico e acústico do edifício”, acrescentou a autarquia.