Milhares de pessoas desfilaram na Avenida da Liberdade por ocasião das celebrações do 47º aniversário da Revolução dos Cravos. As laterais da avenida também estiveram repletas de pessoas.

Houve no entanto duas marchas: a já habitual e organizada pela Associação 25 de Abril e outra pela Iniciativa Liberal que inicialmente foi impedida de participar “por causa da pandemia” e, por isso, decidiu organizar a sua própria marcha. Vasco Lourenço, presidente da associação organizadora, justificou a decisão dizendo que foi a de apenas integrarem o desfile aqueles que fazem parte dessa comissão promotora.

Cerca de 500 pessoas participaram na marcha organizada pelos liberais, que tiveram de encurtar o seu desfile até ao meio da avenida. Milhares, no entanto, foram os que desceram a Avenida da Liberdade até ao Rossio, na marcha organizada pela Associação 25 de Abril com as restantes associações que compõem a Comissão Promotora do Desfile.

“Faz todo o sentido estarmos neste desfile. O nosso objetivo é afirmar a liberdade, apoiar a liberdade, e todos nós devemos — num estado em que já temos 15 estados de emergência e privados de algumas liberdades individuais — conseguir demonstrar que efetivamente o cidadão tem as suas liberdades asseguradas”, explicou uma militante do partido ao Observador.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR