O governo indiano pediu à rede social Twitter que elimine várias dezenas tweets críticos da sua gestão da pandemia, incluindo alguns escritos por deputados. Alguns desses tweets foram, mesmo, eliminados, segundo a Reuters.

O pedido foi feito na última sexta-feira, 23 de abril, e divulgado pelo Twitter na plataforma Lumen, um projeto de transparência da Universidade de Harvard que é uma base de dados que inclui pedidos oficiais de eliminação de publicações na Internet.

Entre os vários tweets que o governo quis eliminar está um feito por um ministro estadual indiano, Moloy Ghatak, que alegava que o primeiro-ministro, Narendra Modi, “desvalorizou” a situação pandémica no país, exportou vacinas para outros países e “entreteve-se a dar comícios eleitorais”.

Este foi um dos tweets referidos no pedido de eliminação feito ao abrigo da lei criada na Índia em 2000 que rege as tecnologias de informação. Em alguns casos, explicou o Twitter, os posts são totalmente eliminados mas noutros apenas ficaram indisponíveis na jurisdição em causa (a Índia), como terá sido o caso do tweet de Moloy Ghatak.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR