Anthony Hopkins não estava à espera de vencer o segundo Óscar de Melhor Ator. No momento de anunciar o vencedor da categoria, empurrada para o final de cerimónia, foi Joaquin Phoenix quem apresentou os nomeados e recebeu a estatueta pelo ator de 83 anos, o mais velho a obter a distinção.

A transmissão do evento chegou a um fim abrupto após a entrega do último Óscar — e só depois de desligados os holofotes é que Hopkins reagiu, ao publicar nas redes sociais, na manhã de segunda-feira, um vídeo onde agradece o prémio e faz uma simbólica referência a Chadwick Boseman.

Na curta mensagem, gravada no País de Gales, terra natal do ator, Hopkins admite que não estava à espera de receber o prémio aos 83 anos e agradece à Academia pela distinção, para depois acrescentar: “Quero prestar homenagem a Chadwick Boseman, que desapareceu cedo demais”. “Realmente não esperava isto, sinto-me muito privilegiado e honrado”, repetiu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Nomadland” vence Melhor Filme e Chloé Zhao faz história nos Óscares. Conheça os vencedores de uma noite sem brilho

Hopkins venceu a estatueta de “Melhor Ator” pelo papel em “O Pai”, superando a concorrência póstuma de Chadwick Boseman, tido como favorito. Foi a segunda estatueta atribuída ao ator de 83 anos, depois do papel de protagonista em “O Silêncio dos Inocentes”, em 1992.