Não foi a Covid-19 que as manteve isoladas, mas sim as baixas temperaturas comuns nos países nórdicos durante o primeiro trimestre do ano. Na Suécia, as vacas leiteiras tiveram de esperar até ao final do mês de abril para poderem voltar a sentir a liberdade dos campos. A forma como voltaram a correr e a saltar nos pastos mostra a alegria sentida neste ‘desconfinamento’.

SWEDEN-ANIMAL-AGRICULTURE

Depois de um longo período de inverno, as vacas leiteiras na Suécia voltaram a pastar nos campos.

Na maioria das fazendas suecas, o longo período de inverno termina com a “libertação das vacas”, uma espécie de cerimónia simbólica em que os produtores voltam a soltar os animais nos campos, para que possam pastar livremente.

Apostando no digital, e seguindo a tendência trazida pela pandemia, uma das principais empresas de produção de leite da região de Vastad, na Suécia, decidiu transmitir em direto o retorno da suas 250 vacas leiteiras aos campos. O vídeo, divulgado posteriormente na página de Facebook da fazenda Berte Gard, mostra a alegria dos animais, que saltam e correm no extenso pasto, depois de vários meses de isolamento e frio severo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O momento da “libertação das vacas” tornou-se, nos últimos anos, um acontecimento festivo que atrai centenas de residentes e turistas. Este ano, com as restrições à circulação e a proibição de ajuntamentos decorrentes da pandemia de Covid-19, o evento chegou ao público de outra forma.

Kosläpp på Berte Gård! Vi bjuds på massa härliga skutt!

Posted by Berte Qvarn AB on Monday, April 22, 2019

Berte Gard tem cerca de 250 vacas leiteiras e mais 270 animais jovens. A fazenda assegura que o bem estar dos animais é uma das suas principais preocupações e que, no verão, todos os dias as vacas saem à rua para pastar.