Um vereador da Câmara Municipal da Maia renunciou à militância do Juntos pelo Povo (JPP) após insultos a dois deputados municipais durante a Sessão Solene do 25 de abril, que decorreu à distância através de videochamada. Jaime Pinho, eleito pelo partido JPP, desconhecia que tinha o microfone ligado.

“O filho da p***” e “cabra do c******”. Foram estes os termos usados pelo vereador sem pelouro que o levaram a renunciar à militância no JPP, um partido com raízes num movimento de cidadãos do município de Santa Cruz, Ilha da Madeira, decisão comunicada pelo secretário-geral do partido na segunda-feira.

O Observador contactou nesta terça-feira a Câmara Municipal, que confirmou que Jaime Pinho mantém-se como vereador independente.

Como avança o JN, Jaime Pinho afirma que não teve intenção de insultar ninguém. “Não houve qualquer intenção de ofender”, disse. Além disso, refere que é amigo de David Tavares há quase 50 anos e que, no Norte, as expressões que usou são uma forma de falar. Pinho disse também que não sabia que o microfone desligado, mas salienta que, como a sessão ainda não tinha começado, o aparelho não devia estar ligado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

David Tavares, por sua vez, adianta: “Não me sinto minimamente ofendido. O Jaime Pinho não tem que me pedir desculpa”. O deputado municipal reconheceu que o episódio foi infeliz, mas salienta, como disse Pinho, que as palavras usadas são como um expressão do Norte.

Já quanto às palavras dirigidas a Carla Dias, Jaime Pinho disse que o que disse “refere-se, apenas, à forma dura como faz política”. “Já lhe pedi desculpa pessoalmente, mas também peço publicamente. Os erros são para serem assumidos”, adiantou.

Além das desculpas, Jaime Pinho defende-se dizendo que a polémica teve contornos maiores porque é “o homem que mexeu no vespeiro e desencadeou o processo para a destituição do presidente e do vice-presidente”. “Sou um alvo”, referiu ao mesmo jornal.

A notícia do momento insólito foi avançada pelo jornal Notícias Maia no domingo, o qual publicou mesmo o vídeo na rede Youtube, onde se pode ouvir o que Jaime Pinho disse enquanto tinha a câmara desligada.

Jaime Manuel da Silva Pinho_cm-maia

O jornal regional transcreveu as palavras do vereador, dado não serem totalmente percetíveis em determinados momentos.

“Tá a comer e tá-se a rir o filho da p***”, troçou Jaime Pinho, referindo-se a David Tavares quando este deputado ligou a sua câmara. Tavares respondeu: “Ei, atenção à linguagem pá”.

“O Rui a rir-se do Vidinho [David Tavares], que o Vidinho esqueceu-se que tinha o som gravado”, comentou ainda o vereador.

Carla Dias recebeu outro tipo de insultos. Ao ouvir um “bom dia” da deputada do Partido Socialista, o político reagiu com “ó cabra do c******”, seguindo-se uma conversa entre ele e uma pessoa que o acompanhava: “Há quatro anos parecia assim…”, disse a pessoa, “É verdade”, respondeu Jaime Pinho. “Passou para o lado de lá, foi?” “Ela foi sempre do lado de lá.”

A mesa da Assembleia, presidida por Bragança Fernandes, avançou em comunicado que não percebeu o que estava a acontecer. “Caso contrário, de imediato teria reagido de forma a evitar a transmissão de tais declarações”, refere o mesmo texto.

*Notícia atualizada às 17h02 com declarações do pedido de desculpas de Jaime Pinho.