Um vídeo da tripulação do submarino indonésio KRI Nanggala 402 que se afundou no sábado foi divulgado, mostrando os 53 elementos a cantar juntos a canção popular “Sampai Jumpa”, cujo título em português se traduz para “Adeus”. Momento está a emocionar a Indonésia.

“Mesmo sem estar pronto para sentir a tua falta, não estou pronto para viver sem ti, desejo-te o melhor”, ouve-se a tripulação a cantar, sendo acompanhada por uma guitarra. O vídeo foi gravado após a despedida do ex-comandante do submarino, que foi substituído em março por Heri Oktavian, relata o The Guardian.

O KRI Nanggala 402 partiu-se em três partes, segundo avançaram as autoridades indonésias no domingo. Todos os tripulantes morreram, sendo que a localização exata do submarino permitiu confirmar que a pressão destruiu o submarino. A Marinha do país está a planear resgatá-lo, juntamente com os corpos dentro da tripulação. “Vamos analisar as fotografias e os vídeos subaquáticos para decidir que tecnologia é que será usada”, adiantou o primeiro almirante Julius Widjojono, citado pela BBC.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Submarino afundado partiu-se em pelo menos três partes, confirmam autoridades da Indonésia

O Presidente do país, Joko Widodo, descreveu os tripulantes como sendo os “melhores patriotas”. “O país vai premiar a tripulação, promovendo-os a um posto mais alto e premiando-os com uma medalha de estrela pelos serviços e pela contribuição destes guerreiros”, disse, acrescentando que o governo irá financiar os estudos dos filhos dos tripulantes até a licenciatura.