Espanha vai reabrir o turismo a estrangeiros, com base no sistema do certificado verde digital, logo a partir de junho, anunciou o secretário de Estado do Turismo, Fernando Valdés.

O governante espanhol afirma que o sistema idealizado pela Comissão Europeia, que prevê um certificado que valide a vacinação contra a Covid-19, a realização de testes de rastreio e a infeção recente com o SARS-CoV-2, será “fundamental para oferecer segurança aos viajantes”. Declarações foram feitas à margem do World Travel & Tourism Council, que decorre no México, e onde Valdés está em representação do governo espanhol.

Espanha vai participar numa fase piloto da certificação digital já em maio e “estará pronta para receber visitantes em junho”. Segundo Fernando Valdés, a implementação do novo sistema vai representar “um antes e um depois”, com melhorias significativas no controlo, face ao que aconteceu no verão do ano passado. Apesar disso, sublinha que o certificado “não é uma varinha mágica”, sendo necessário manter outro tipo de medidas de combate à pandemia.

Citado pela agência de notícias espanhola Europa Press, o secretário de Estado do Turismo destaca ainda o “papel ativo” do país no reforço da importância do certificado verde digital no diálogo com outros países da União Europeia, sobretudo os que dependem menos do turismo

Fernando Valdés vê ainda o anúncio feito pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, sobre a possibilidade de permitir a entrada de turistas norte-americanos totalmente vacinados, com bons olhos, assegurando que é uma “excelente notícia” para o turismo europeu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Norte-americanos vacinados podem viajar para a União Europeia no verão

Em Espanha, onde o turismo representa cerca de 12% do PIB nacional, o novo coronavírus já infetou 3.496.134 pessoas e causou mais de 77 mil mortes. Os esforços para vacinar a totalidade da população continuam no país, sendo que o governo espanhol pretende que, até ao final do verão, 70% da população já esteja imunizada.