Morreu esta quarta-feira Nuno Ortigão, o presidente da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, no Porto. O presidente da câmara, Rui Moreira, já decretou um dia de luto no município, que vai acontecer já esta quinta-feira, dia 29 de abril.

Tiago Mayan Gonçalves, o advogado que foi o candidato apoiado pela Iniciativa Liberal nas eleições presidenciais de janeiro, adiantou a notícia na sua conta de Twitter, confessando uma “tristeza imensa” pela morte do amigo. Entretanto, também o site da Câmara do Porto confirmou que Nuno Ortigão morreu de doença prolongada, aos 57 anos.

Ao Observador, Mayan enviou uma declaração escrita em que descreve Ortião como “um exemplo como autarca e Homem”. “Tive a oportunidade de privar mais de perto com ele no contexto da última campanha eleitoral autárquica e depois no trabalho que fomos todos desenvolvendo em conjunto na União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde. Era um amigo e um exemplo de Humanismo e Amor à Liberdade. Uma grande perda, que possa perdurar esse legado”, deseja.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O autarca, que era natural do Porto, foi eleito presidente daquela união de freguesias em 2013, quando Rui Moreira conquistou pela primeira vez a autarquia do Porto, integrando o movimento de cidadãos independentes “Rui Moreira: Porto, o nosso Partido”, e foi reeleito em 2017. Era responsável pelas áreas da economia, mobilidade, relações institucionais, marketing e comunicação, segundo o site da junta.

Ortigão licenciou-se em Ciências Históricas pela Universidade Portucalense em 1988, e fez depois uma pós-graduação em Gestão pelo Instituto Superior de Estudos Empresariais (ISEE), da Universidade do Porto, concluída em 1998, informa a autarquia.

Nuno Ortigão foi, a partir de 2001, diretor de comunicação na Metro do Porto, onde se mantinha atualmente como “diretor de exploração”.

O corpo do autarca estará em câmara ardente, a partir das 16h desta quarta-feira, na Igreja do Foco, na Boavista, avança também a autarquia.