Os analistas de Wall Street, que esperavam uma facturação no primeiro trimestre do ano próxima de 10,5 mil milhões de dólares e um encaixe de 0,75 dólares por acção, não se sentiram defraudados com os resultados anunciados esta semana pela Tesla. A facturação de Janeiro a Março foi de 10,398 mil milhões, 1% abaixo do esperado, com um ganho de 0,93 dólares por acção, 24% acima das previsões.

Tesla surpreende com novo recorde de vendas

Segundo o construtor de veículos eléctricos, o lucro operacional do 1º trimestre foi de 594 milhões de dólares, o que correspondeu a uma margem operacional de 5,7%. Salienta ainda o construtor que estes valores foram atingidos apesar do pagamento atribuído ao CEO, Elon Musk, de 299 milhões de dólares, em virtude do esquema acordado de remunerações que depende directamente da valorização da empresa. Parte deste custo extraordinário foi coberto pelo encaixe de cerca de 100 milhões de dólares, resultante da venda de uma pequena parte do investimento de 1,2 mil milhões em Bitcoins. Pode ouvir aqui o áudio da apresentação, que arranca ao minuto 11.10:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De recordar que cerca de 20 dias antes, a Tesla revelou que, num mercado global que caiu 14,2%, conseguiu colocar no mercado 184.800 veículos novos nos primeiros três meses do ano, o que representa um aumento de 2,4% face ao período homólogo do ano anterior.

Tesla Q1 2021 Update by Simone Carvalho on Scribd

Este bom resultado, em tempo de pandemia, acontece num período em que os Model S e X estão com produção (e venda) praticamente suspensa, uma vez que estão a ser submetidos a ligeiras melhorias exteriores, mas profundas mexidas no interior e na mecânica, para passarem a usufruir de novas baterias, com maior densidade energética, motores mais potentes e preços mais elevados.