A União Europeia (UE) e a Organização das Nações Unidas (ONU) doaram equipamentos e meios para apoiar ações de combate à violência baseada no género em Moçambique, anunciaram esta quinta-feira as entidades.

Trata-se de 10 viaturas, 50 motorizadas e 20 computadores doados ao governo moçambicano como parte das ações visando “eliminar todas as formas de violência contra as mulheres e raparigas” no país, refere-se numa nota de imprensa conjunta da UE e ONU.

Os equipamentos irão flexibilizar e reforçar o trabalho das autoridades policiais e dos setores da justiça, saúde, género e proteção social na prevenção e resposta a casos de violência, tornando os serviços mais acessíveis às mulheres e raparigas”, acrescenta-se no documento.

A doação é feita no âmbito da iniciativa Spotlight, lançada em março de 2019, que visa a eliminação da violência sexual e de género, das uniões prematuras e à promoção dos direitos de saúde sexual e reprodutiva das mulheres e raparigas.

A iniciativa com duração de quatro anos, conta com um investimento de 35 milhões de euros, financiados pela UE, e deverá beneficiar mais de seis milhões de pessoas, das quais metade são mulheres e raparigas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR