A fábrica alemã da Tesla ainda não abriu portas, o que deverá acontecer a seguir ao Verão, mas isso não implica que passe ao lado dos problemas ambientais. Primeiro, os atrasos foram motivados pelos répteis que habitam a floresta em que a Gigafactory Berlim está a ser implantada, depois foram as dificuldades em cortar as árvores necessárias à construção das ditas instalações e, agora, o problema reside nas canalizações de esgoto industriais.

Segundo o ministro do Ambiente da região de Brandenburg, nos arredores de Berlim, o construtor utilizou canalização não conforme com o grau de exigência para resíduos industriais que, em caso de fuga, pode contaminar os lençóis freáticos que alimentam a rede potável. De recordar que a fábrica ainda está a meses de iniciar a laboração.

Simultaneamente, a agência do ambiente alemã UBA emitiu uma multa de 12 milhões de euros, acusando a Tesla de não retomar e reciclar as suas baterias usadas. O construtor norte-americano argumentou que continua a retomar todos os seus packs de baterias, contestando a decisão da UBA, pelo que a multa ficou suspensa, pendendo uma investigação formal.

Enquanto isto, nos EUA, a agência do ambiente EPA informou a Tesla que não enviou o relatório em que prova que a sua secção de pintura está a respeitar as normas de emissões, o que implica uma multa. O construtor refuta e garante que todas as informações solicitadas foram enviadas. Resta saber a resposta da EPA.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR