A lista à direção do Pessoas-Animais-Natureza (PAN) encabeçada pela atual líder parlamentar do partido, Inês Sousa Real, é a única que vai apresentar-se ao VIII Congresso, disse este sábado à agência Lusa fonte oficial.

“A lista encabeçada por Inês Sousa Real é lista única neste congresso”, transmitiu o gabinete de comunicação do PAN.

O VIII Congresso do PAN está marcado para 5 e 6 de junho em Tomar e o prazo para envio de listas candidatas à Comissão Política Nacional e as respetivas moções globais de estratégia terminou na sexta-feira à noite.

A líder parlamentar do PAN, Inês Sousa Real, anunciou a candidatura a porta-voz no dia 20 de março e na segunda-feira apresentou a lista da sua candidatura à direção.

A lista de membros à Comissão Política Nacional do PAN tem o lema “As causas primeiro”, vai a votos no congresso de junho e conta com a deputada Bebiana Cunha em segundo lugar, além de 11 novos membros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na lista, enviada à imprensa, Inês Sousa Real avança com 11 nomes novos, mantendo 16 dos 27 membros efetivos ainda em funções na Comissão Política Nacional (direção), entre eles a deputada à Assembleia da República Bebiana Cunha, que surge em segundo lugar.

Em terceiro candidata-se Pedro Neves, deputado eleito à Assembleia Regional dos Açores, e em quarto Nelson Silva, deputado do PAN na Assembleia Municipal de Odivelas, que vai integrar o grupo parlamentar na Assembleia da República a partir de junho, com a saída de André Silva.

Na segunda-feira, através de uma publicação na rede social Facebook, a atual líder parlamentar do PAN disse ter escolhido pessoas “fortemente empenhadas e mobilizadas para abraçar este desafio” de renovar o partido, numa altura “em que um ciclo se fecha e outro se abre”.

“Queremos manter-nos fiéis às nossas causas, como sendo o combate à crise climática, a preservação dos ecossistemas e da biodiversidade, a proteção e o bem-estar animal, o combate às desigualdades sociais que ainda persistem, a promoção da inclusão e a erradicação de todas as formas de violência”, adiantou Inês Sousa Real.

Em 20 de março, quando anunciou a sua candidatura, a deputada adiantou que uma das propostas que vai apresentar será a limitação de qualquer porta-voz a três mandatos (seis anos), através de uma alteração aos estatutos do partido.

Na altura, Inês Sousa Real indicou ainda que se for eleita líder do PAN irá pôr à disposição o lugar de líder parlamentar, e, ainda que ressalvando que a decisão terá de ser tomada entre os três deputados do grupo parlamentar, considerou que Bebiana Cunha é a “solução natural” para o lugar, pois “está há mais tempo na Assembleia da República”.

Em março, o ainda porta-voz, André Silva, anunciou que ia deixar as funções executivas no partido e o lugar de deputado no parlamento, invocando motivos pessoais e a defesa do princípio da limitação de mandatos.