“O que hoje é verdade, amanhã pode ser mentira”. A frase já foi utilizada várias vezes no futebol, já teve também outras adaptações a diferentes modalidades e chegou à Fórmula 1, tendo Lewis Hamilton como protagonista.

O dia em que Hamilton não fez história: Valtteri Bottas foi mais rápido do que o colega de equipa e sai da pole-position em Portimão

“Vou tentar estar o mais preparado possível, obviamente que vai ser preciso trabalhar muito nestes próximos dias para tentar perceber como estamos e como maximizar o fim de semana. Eu gosto mesmo de estar cá e gosto muito desta pista. A maior parte das outras pistas são muito planas, aqui há inclinações, em algumas curvas a única coisa que vês é o céu, não consegues sequer ver pista nem sabes muito bem onde estás. É muito desafiante. É uma pista em que podem ser usadas linhas diferentes e tudo isto torna-a excelente para correr. O último ano foi espetacular, muito também pelas condições que tínhamos. Estou feliz por estar de volta aqui. Disse no ano passado que esta é uma corrida que precisa de estar sempre no calendário”, destacou o britânico à Eleven Sports na sexta-feira, onde terminou o dia com o melhor tempo na segunda sessão de treinos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Lewis Hamilton ganhou, fez história e pôs Portugal na história: inglês vence GP de Portimão e torna-se o piloto com mais vitórias na F1

“Só fiz uma boa volta em toda a qualificação, na Q2. Vento? Não, fui eu que não consegui o equilíbrio perfeito. Não foi uma volta limpa. Sete milésimos é muito pouco. 100.ª pole position? Não estava destinado a acontecer, o Valtteri [Bottas] esteve bem. Não foi a volta perfeita mas foi boa numa sessão difícil para todos, por ser um dia ventoso e com o asfalto escorregadio. Não queria conduzir uma mota aqui, não há aderência. Provavelmente levantava voo na curva 15. Não sei o que fizeram para tornar a pista pior. Vamos a cada vez mais circuitos em que parece que mudaram o asfalto que usam. Pedimos que voltem ao bom”, destacou este sábado o campeão mundial, após terminar a qualificação no segundo posto com os dois Mercedes à frente dos dois Red Bull.

A sorte protege o campeão: Verstappen vence mas Hamilton “aproveita” acidente de Bottas para recuperar após saída de pista

Algo terá mudado mesmo na pista ou pneus, depois de um MotoGP que teve muito mais quedas do que é normal e de dois dias de queixas na Fórmula 1 sobre o asfalto, secundadas por Max Verstappen, por exemplo. Mas era neste rollercoaster do Algarve que estava a liderança do Mundial em jogo na terceira prova da época, a segunda depois de Ímola onde Hamilton acabou por ter alguma fortuna na forma como minimizou danos perante um domínio quase do início ao fim de Max Verstappen. E Hamilton, mesmo falando de novo nos pneus durante a corrida, não vacilou, somando a segunda vitória de 2021 e repetindo o triunfo do ano passado no Algarve.

A Mercedes dominou a corrida desde o arranque, com Bottas e Hamilton a conseguirem tapar bem as possíveis trajetórias de Verstappen e Carlos Sainz a aproveitar da melhor forma a boa saída para saltar para a quarta posição por troca com Sergio Pérez. Depois, um toque de Kim Räikkönen na traseira do carro do companheiro de equipa Antonio Giovinazzi danificou a asa dianteira e levou mesmo à saída de prova, obrigando à entrada em posta do safety car para um recomeço de loucos: Verstappen conseguiu passar Hamilton e subir ao segundo posto, Sainz caiu para a sexta posição, Lando Norris aproveitou a confusão para chegar a quarto.

O britânico foi pragmático até mesmo no momento em que foi ultrapassado pelo holandês, percebendo que não tinha nada a fazer naquele movimento e “aceitando” descer para a terceira posição evitando qualquer problema ou manobra de risco que condicionasse o resto da corrida. No entanto, e apesar dessa descida, o regresso aos lugares cimeiros foi mesmo uma questão de tempo e, à 20.ª volta, Hamilton já estava na liderança da corrida, à frente do companheiro na Mercedes, Valtteri Bottas. Apesar das trocas nas passagens pelas boxes, não mais o campeão voltou a ceder o primeiro lugar e ganhou de novo o Grande Prémio de Portugal, reforçando a liderança de um Mundial onde terá uma competição bem maior da Red Bull do que nas últimas temporadas, com Verstappen a trocar ainda de pneus para conseguir no final o ponto extra da volta mais rápida, que acabaria por ser anulada por ter ultrapassado os limites de pista na curva 14 em benefício de Valtteri Bottas.

Em paralelo, e naquela que foi a 15.ª vitória de um piloto que saiu da primeira linha da grelha em 18 edições do Grande Prémio de Portugal, há um novo recorde na Fórmula 1 a nível de pódios, com o 15.º a contar com Lewis Hamilton, Verstappen e Bottas (não necessariamente por estas posições). Hamilton igualou também os dois triunfos de Sterling Moss em Portugal, apenas superado por Alain Prost e Nigel Mansell. No Mundial, Lewis Hamilton passa agora a somar 69 pontos, mais oito do que Verstappen. Lando Norris, da McLaren, mantém a terceira posição com 37 pontos, agora mais cinco do que o outro piloto da Mercedes, Valtteri Bottas.