Nos primeiros três meses do ano, as vendas em Portugal de Volvo Recharge – designação que agora se refere aos híbridos plug-in (PHEV) e modelos 100% eléctricos, com a introdução do XC40 Rechargevoltaram a superar a média da marca na região da Europa, Médio Oriente e Africa (EMEA).

Não é a primeira vez que tal acontece, mas nunca antes a apetência dos consumidores portugueses foi tão superior à média registada na EMEA, onde as vendas de PHEV e do novo XC40 100% eléctrico representaram 39% das vendas do construtor sueco, ao passo que em Portugal ultrapassaram, pela primeira vez, os 50%. Mais de metade das vendas da Volvo no mercado português, em concreto 53%, são de modelos recarregáveis.

Vendas Volvo Recharge

1.º trimestre Portugal EMEA
2021 53% 39%
2020 32% 21%
2019 16% 11%

Fonte: Volvo Car Portugal

“Estes números são ilustrativos do potencial do mercado nacional. Sabemos que Portugal é um mercado propenso à electrificação e 2021 é um ano muito especial para a Volvo no país, pois estamos a lançar o nosso primeiro automóvel 100% eléctrico”, comenta o director comercial da Volvo Car Portugal, Domingos Silva, sublinhando que “o facto de as vendas das unidades electrificadas já representarem mais de metade das unidades totais” deve ser interpretado como um sinal de que a Volvo está “no rumo certo”.

O XC40 lidera o top 3 dos Volvo PHEV mais procurados pelos portugueses no primeiro trimestre de 2021, seguido pela V60 e depois pelo XC60.

De recordar que a Volvo assumiu como meta acabar com os motores de combustão em 2030, ano a partir do qual toda a sua gama deverá ser 100% eléctrica. Antes disso, os olhos estão postos em 2025, altura em que metade do volume de vendas do construtor sueco já deve corresponder a veículos exclusivamente a bateria, com a outra metade a fazer-se representar por modelos híbridos. Daqui a quatro anos, de acordo com as projecções da marca, a Volvo Cars deverá já ter vendido 1 milhão de viaturas electrificadas em todo o mundo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR