789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Boletim DGS. Número de internados pela primeira vez abaixo dos 300 desde março do ano passado

Este artigo tem mais de 2 anos

Mais quatro mortes e 258 novos casos no último dia. Número de internados continua a cair. Terça-feira com menos casos desde 1 de setembro. Recuperaram 777 pessoas no último dia.

Portugal in state of calamity as fourth phase of COVID-19 unlocking begins
i

NurPhoto via Getty Images

NurPhoto via Getty Images

Será necessário recuar a 26 de março do ano passado (quando houve 191 internados), em plena curva ascendente da primeira vaga da pandemia, para encontrar um número de internamentos por Covid-19 mais baixo do que aquele que foi divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Na verdade, a 1 de maio já tinha sido registado um valor mínimo (302) desde essa altura, mas agora não só esse registo é superado como cai para menos de 300.

Com a redução de 26 internados no boletim desta terça-feira (referentes ao dia anterior), há agora 296 doentes com Covid-19 nos hospitais portugueses.

A redução tem sido significativa. Na última semana saíram dos hospitais 50 doentes com Covid-19 e comparando com o mesmo dia do mês passado são menos 221, ou seja, uma redução de quase metade (-42,7%).

Nos internamentos em cuidados intensivos, a redução registada no boletim desta terça-feira face ao dia anterior (menos 3, para um total de 87) não chega para baixar a fasquia do último domingo, quando havia 84 pacientes nestas unidades (então o valor mais baixo desde 23 de setembro). E há mesmo um aumento ligeiro (+1) face ao mesmo dia da semana passada. Mas relativamente à evolução mensal há uma descida de 25,6% na comparação com 4 de abril (-30 doentes graves).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os 258 novos casos registados no boletim desta terça-feira (relativamente às ocorrências de segunda) ficam abaixo do valor registado no mesmo dia da semana passada (353) e de todas as outras terças-feiras desde 1 de setembro (na altura 231 casos).

A média dos últimos 7 dias, desde quarta-feira, 28 de abril, é de 389 casos por dia, um valor inferior aos sete dias imediatamente anteriores (478 casos/dia).

Cerca de metade dos novos casos do país no último dia tiveram lugar no Norte (128, ou seja, 49,6%). É quase o dobro dos contágios identificados em Lisboa e Vale do Tejo. Esta região, que engloba o distrito de Lisboa e parte dos distritos de Setúbal, Santarém e Leiria, teve 65 casos. Seguem-se Centro (24), Açores (17), Algarve (9), Madeira (9) e Alentejo (6), que, em conjunto têm os mesmos 65 casos de Lisboa e Vale do Tejo.

Com um número baixo de novos casos e as recuperações a seguirem a um ritmo acelerado — 777 doentes recuperados no último dia, para um total de 797.901 desde que a pandemia chegou a Portugal — também o número de casos ativos continua a descer a bom ritmo. Há agora menos 523 do que no dia anterior, num total de 22.833, o valor mais baixo desde 24 de setembro (na altura 22.549).

Esta terça-feira, o boletim da DGS deu conta ainda de quatro mortes (depois de não ter havido qualquer registo na segunda-feira), entre as quais uma mulher na casa dos 50 anos.

Há também a lamentar a morte de um homem entre os 70 e os 79 anos e dois outros óbitos acima dos 80 anos. Três dessas mortes tiveram lugar em Lisboa e Vale do Tejo. A outra foi registada no Norte.

Apesar de este ter sido o dia da última semana com maior número de mortes por complicações associadas à Covid-19, os números dos últimos 7 dias, desde o boletim de 28 de abril, mostram que houve uma descida face ao período imediatamente anterior — de 19 para 11 mortes.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora