O presidente do Conselho Europeu disse esta quarta-feira esperar que a cimeira entre líderes da União Europeia (UE) e da Índia permita abrir um “novo capítulo importante” entre Bruxelas e Nova Deli, apesar do “cenário dramático” da pandemia.

No próximo sábado, no dia seguinte à Cimeira Social e na tarde após o Conselho Europeu informal que terão lugar no Porto, a presidência portuguesa da UE promove uma cimeira informal que irá juntar os líderes dos 27 e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, sendo que este último participa por videoconferência devido à evolução da pandemia na Índia.

Na carta-convite enviada esta quarta-feira aos líderes europeus, Charles Michel assinala que esta cimeira estará centrada no “reforço da cooperação UE-Índia” e da “parceria estratégica”. “Creio que a atual situação global pode permitir-nos abrir um novo capítulo importante na nossa relação e devemos aproveitar ao máximo esta oportunidade”, defende o responsável.

Ainda assim, para Charles Michel a “prioridade imediata” deve ser a de mostrar solidariedade para com a Índia, dado a cimeira informal ocorrer durante uma altura de “cenário dramático causado pela pandemia da covid-19 que atingiu recentemente a Índia”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A UE e os Estados-membros estão já a prestar apoio”, recorda ainda, numa alusão à mobilização de ajuda humanitária por vários países e instituições europeias.

A UE e a Índia são importantes parceiros comerciais e há vários anos que os dois blocos mantêm contacto permanente e tentam negociar um acordo de comércio livre e de investimento. Paradas desde 2013, as negociações são atualmente consideradas vitais para responder à ascensão económica da China.

Portugal estabeleceu como uma das suas prioridades para a presidência rotativa da UE a diversificação das relações com os parceiros do Indo-Pacífico, nomeadamente com a Índia, e organiza, no próximo sábado, uma cimeira informal que irá juntar os líderes dos 27 e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

Devido à pandemia de Covid-19, Narendra Modi irá reunir-se por videoconferência com os líderes europeus que estarão reunidos no Porto, numa reunião que “reflete a ambição” de ambas as partes “de aprofundar ainda mais” a sua parceria, de acordo com uma nota divulgada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros indiano.

Nesta Cimeira UE-Índia, o Governo espera “fortalecer o diálogo estratégico entre os dois maiores espaços democráticos do mundo, relançar o comércio e o investimento e aprofundar a cooperação entre a União Europeia e a Índia em áreas decisivas como o digital, a conectividade, a saúde e a ação climática”.

O Conselho da UE, presidido por Portugal, adotou em meados de abril conclusões sobre a estratégia para a cooperação com a região do Indo-Pacífico, defendendo estabilidade e um ambiente “aberto e justo” para o comércio e investimento.