Uma estudante de 23 anos recebeu seis doses de vacina contra a Covid-19 de uma vez por engano, em Itália, noticiou a agência AGI. A jovem encontra-se bem, mas em vigilância.

O erro foi cometido pela enfermeira que administrou a vacina e que, em vez de retirar uma única dose do frasco, usou todo o conteúdo, que equivale a seis doses no caso da vacina da Pfizer/BioNTech.

A jovem encontra-se sob vigilância porque os ensaios clínicos da farmacêutica para os efeitos da sobredosagem só previram o uso de quatro doses. Ainda assim, estes ensaios não detetaram efeitos graves resultantes da sobredosagem.

Especialistas em doenças infecciosas ouvidos pelo jornal The Straits Time dizem que é pouco provável que a sobredosagem seja prejudicial, mas os efeitos secundários mais comuns, como febre ou dores, podem ser amplificados.

Na Alemanha, também foram registados erros equivalentes no final de dezembro — um frasco inteiro, com cinco doses, em vez de uma dose — em oito funcionários de um lar, noticiou a Reuters na altura. Em quatro deles, os efeitos foram semelhantes aos de uma constipação, os outros não tiveram sintomas, noticiou o jornal The Australian.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR