Os funcionários do Parlamento Europeu, a trabalhar na Bélgica, na casa dos 40 anos já começaram a ser vacinados. O Parlamento Europeu, tal como a Comissão Europeia e o Conselho Europeu, estão a seguir os calendários definidos pelos países onde estão representados. Por isso, em Portugal, ao contrário da Bélgica, ainda não chegou a vez de os funcionários com 40 anos (ou mesmo com 50) serem vacinados.

A Comissão Europeia tem estado em contacto com as autoridades dos países para garantir que o pessoal baseado em todos os outros locais da União Europeia [além da Bélgica], bem como os membros da família e os reformados em geral, sejam vacinados pelas autoridades de saúde nacionais de acordo com os protocolos nacionais”, respondeu um porta-voz da Comissão Europeia ao Observador.

O Observador sabe que, também no caso dos funcionários do Parlamento Europeu, as vacinas serão dadas no país onde se encontram a trabalhar, seguindo o plano de vacinação nesse país e as vacinas que aí forem administradas. Só os eurodeputados poderão escolher se querem ser vacinados em Bruxelas, no centro de vacinação do Parlamento Europeu, ou no país de origem, segundo informação interna a que o Observador teve acesso.

O porta-voz da Comissão Europeia confirmou ao Observador que “a Comissão alinhou completamente a sua campanha de vacinação com o calendário da belga e que depende das doses fornecidas pelas autoridades belgas para as várias fases“.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Bélgica tem quatro vacinas aprovadas — Moderna, Pfizer, AstraZeneca e Johnson & Johnson — e está a usá-las todas a partir da idade mínima recomendada — 16 anos para a da Pfizer e 18 anos para as restantes, incluindo a da AstraZeneca que tem limitações de idade em alguns países (como em Portugal). No caso da Comissão Europeia, de acordo com o protocolo belga, estão a ser administradas vacinas da Pfizer e AstraZeneca.

Em Bruxelas, os eurodeputados e funcionários são vacinados no centro de vacinação do Parlamento Europeu criado com o objetivo de reduzir a carga nos serviços de saúde da cidade. O PE colocou ainda um espaço à disposição das autoridades de saúde belgas para a vacinação da população belga, nomeadamente pessoas com deficiência. Os funcionários Comissão Europeia e do Conselho Europeu também serão vacinados em centros de vacinação criados para o efeito.

Para apoiar o programa de vacinação belga, o Secretariado-Geral do Conselho (GSC) acrescentou os recursos do serviço médico do GSC aos esforços belgas. O GSC foi autorizado pelas autoridades belgas a estabelecer um centro de vacinação”, respondeu fonte oficial do Conselho Europeu ao Observador.

O Parlamento Europeu — assim como os outros organismos europeus — arrancou a campanha de vacinação dos eurodeputados e funcionários assim que a Bélgica entrou na fase 1b, em março, para pessoas com mais de 65 anos e pessoas com comorbilidades específicas, algumas especificamente para pessoas entre os 45 e os 64 anos, como hipertensão e obesidade, outras logo a partir dos 18 anos, como síndrome de Down e doenças raras, doentes com HIV e outros doentes imunocomprometidos.

Mesmo dentro das comorbilidades, foi sendo dada prioridade aos doentes mais velhos. Em abril, a Bélgica já estava a vacinar pessoas com as comorbilidades definidas abaixo dos 45 anos. Os funcionários que tivessem uma das condições de saúde previstas, e desejassem ser vacinados, deveriam inscrever-se para posteriormente serem contactos pelos serviços médicos do organismo que avaliariam a sua situação clínica.

Neste momento, já estão a ser vacinados funcionários do Parlamento Europeu na casa dos 40 anos e sem comorbilidades, sabe o Observador. Os organismos europeus contactados pelo Observador dizem estar a seguir a velocidade do resto do país, que acelerou a campanha de vacinação nas últimas semanas. “Recentemente, a região de Bruxelas alargou os grupos de elegibilidade para além das pessoas vulneráveis, agora para pessoas a partir dos 41 anos de idade e mulheres grávidas”, diz o porta-voz da Comissão ao Observador.

Estava previsto que esta fase da vacinação dos eurodeputados e restante staff começasse quando a Bélgica iniciasse a fase 2 da campanha nacional — uma fase alargada para a generalidade dos adultos — que estava prevista para junho. Mas a fase foi antecipada e a task force belga para a vacinação contra a Covid-19 prevê que antes do final de julho já tenha 70% da população com pelo menos uma dose da vacina, segundo o jornal The Brussels Times.

Especificamente para a Comissão Europeia, é esperado que no dia 12 de maio, quarta-feira, 12.700 funcionários tenham recebido, pelo menos, uma dose da vacina, dos quais 2.000 estarão totalmente vacinados. A Comissão Europeia já convidou para vacinação mais de 23 mil funcionários, não só da própria Comissão, mas também de agências da União Europeia, como o Comité Económico e Social Europeu, o Comité das Regiões Europeu e o Serviço Europeu para a Ação Externa.

No Parlamento Europeu, por sua vez, três mil pessoas já receberam, pelo menos, uma dose da vacina contra a Covid-19 e, até sexta-feira, 880 estarão totalmente vacinadas, confirmou fonte oficial do Parlamento ao Observador. O Parlamento Europeu ainda não fez as contas a quantas pessoas vai oferecer a vacina, mas serão mais de 7.400 pessoas: 705 eurodeputados (que não sejam vacinados no respetivo Estado-membro) e assistentes acreditados, o secretariado do Parlamento Europeu com sede em Bruxelas, pessoal dos grupos políticos e, ainda, todos os contratados em full-time no Parlamento (cerca de 6.700 trabalhadores).

No caso o Conselho Europeu vão ser vacinados os funcionários e familiares do Conselho e também os funcionários e familiares da Agência de Defesa Europeia (EDA), num total de 3.250 registadas para vacinação. Até ao momento, cerca de 1.500 pessoas receberam a primeira dose da vacina e 200 estão completamente vacinadas. Fonte oficial do Conselho acrescenta, no entanto, que “não foi autorizado a assumir qualquer responsabilidade pela vacinação do pessoal das representações permanentes” e que será o “governo belga a assumir a responsabilidade diretamente”.

O Conselho não tem acesso privilegiado às vacinas. As autoridades belgas é que fornecem as vacinas. De acordo com a política geral da Bélgica, as vacinas são gratuitas, tal como para todos os residentes belgas, e administradas de forma voluntária”, acrescentou fonte oficial do Conselho Europeu.

A Bélgica já administrou 3,56 milhões de doses, que corresponde a 30% da população com pelo menos uma dose, e já tem cerca de um milhão de pessoas totalmente vacinadas (9,5%), segundo os dados oficiais do país. Só na região de Bruxelas foram administradas mais de 290 mil doses, correspondendo a 24% das pessoas com, pelo menos, uma dose e 88 mil totalmente vacinadas (7%).

A maior parte das pessoas vacinadas têm mais de 65 anos: 88% das pessoas com mais de 85 anos e 90% das pessoas entre os 65 e os 84 anos já receberam, pelo menos, uma dose da vacina. Entre os 45 e os 64 anos são cerca de 35% as pessoas que já receberam, pelo menos, uma dose.

Atualizado dia 11 de maio, às 15h50, com o número de vacinados no Parlamento Europeu.

Atualizado dia 12 de maio, às 11h40, com informação do Conselho Europeu.